A campanha nacional “Vacina Contra a Fome”, que visa arrecadar alimentos não-perecíveis e materiais de higiene pessoal durante a realização do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, chega a sua reta final, em Lajeado, no dia 3 de julho. O objetivo dos organizadores é alcançar a meta de 200 kits de alimentos, faltando ainda 35 kits a serem arrecadados.
No município, o movimento é liderado pela Junior Chamber International (JCI), instituição responsável pela coleta, seleção e doação dos materiais.
Para o presidente da gestão 2021 da JCI Lajeado, Lucas Lengler, “foi extremamente gratificante ver a vontade que as pessoas têm em ajudar. As entregas nos fizeram sentir que amenizamos, em parte, uma pressão social e fizemos a diferença”.
“É cada vez mais importante que a sociedade pense em projetos para ajudar, entre outros temas, na economia e no desenvolvimento das pessoas na comunidade, de forma que elas não precisem mais dessas ações e, muito menos, passar fome, que tenham empregos para garantir seu sustento”, diz Lengler.
Doações
Após triar, separar e montar os kits, a distribuição ocorre conforme indicações recebidas. As primeiras beneficiadas foram as famílias que integram a ONG Move Mães, com 60 kits. A segunda entrega foi para as famílias da Escola Estadual Santo Antônio, com 32 kits. Outros 55 kits foram doados para a Escola Estadual São João Bosco. Os demais 18 kits foram doados para famílias lajeadenses que solicitaram ajuda ao projeto.
Durante o processo, são montadas escalas de voluntários que ficam à disposição nos pontos de entrega durante os dias e horários de vacinação.
Reta final
Faltam ainda 35 kits para alcançar a meta estabelecida. Os interessados em doar podem se dirigir aos pontos de vacinação contra a Covid-19, no Posto de Saúde do Centro e na Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), onde estão as caixas de coleta.
Dos itens arrecadados, os que menos aparecem são óleo, leite, sal, açúcar e café.
Ressalta-se que a doação também pode ser oferecida através de qualquer quantia em dinheiro. Para quem não quiser sair de casa, é possível enviar a doação via PIX através do e-mail presidente@jcilajeado.org.br. Porém, é importante que se identifique a doação em dinheiro como sendo para a campanha Vacina Contra a Fome.
A comissão organizadora informa que nos postos de coleta também podem doar aqueles que não estão se vacinando. Mais informações sobre a ação voluntária, como doar ou ajudar na reta final da campanha, podem ser solicitadas para a Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, através do e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br.
A campanha “Vacina contra a fome” tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Prefeitura Municipal de Lajeado e Hospital Bruno Born.