O governo de Lajeado estuda formas de incorporar os imóveis do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) instalados na cidade, com destaque para a nobre edificação localizada no entroncamento das avenidas Alberto Pasqualini e Benjamin Constant, ao lado do Posto Faleiro. Hoje, o governo estadual deve cerca de R$ 5 milhões para a área da saúde municipal. A ideia da administração municipal é “passar a régua” nessa dívida, quitar os débitos em atraso com recursos próprios e, em contrapartida, ficar com os valiosos imóveis da quase falida instituição pública.
Foro privilegiado
Investigado pela Polícia Federal por suposto crime ligado à venda ilegal de madeira, o advogado Ricardo Salles abriu mão do foro privilegiado ao solicitar a exoneração do cargo de Ministro do Meio Ambiente. Em um governo passado, todos lembram (ao menos deveriam lembrar), alguns investigados tentaram o caminho inverso.
Carneiros
Moradores do bairro Carneiros, em Lajeado, buscaram auxílio junto aos vereadores. Eles querem o retorno das linhas de transporte coletivo urbano naquela região da cidade.
Artistas locais
O vereador de Estrela, Douglas Daroit (PTB), apresenta um projeto de lei que dispõe sobre a contratação de artistas, grupos, bandas, músicos e afins. A proposta sugere que a programação de shows, feiras, eventos e atividades culturais e artísticas, realizadas no município e que tenham a participação ou apoio do Poder Público Municipal, mesmo que parcialmente, “seja composta de no mínimo 50% de artistas locais”.
Um hotel na 386
Os administradores do empreendimento 386 Business Park, instalado às margens da rodovia federal, em Estrela, estão em negociação com uma grande rede nacional para a instalação de um hotel no atraente e inovador hub comercial. As análises preliminares realizadas pelos empresários foram positivas. A rede de hotel já possui unidades no Rio Grande do Sul, Goiás, Maranhão, Paraná, Tocantins, Mato Grosso e, principalmente, em Santa Catarina.
Área institucional
Em Lajeado, a vereadora Ana da Apama (MDB) sugere mudanças no Plano Diretor. Em suma, e a critério da administração municipal, em parecer técnico fundamentado, ela sugere que a área institucional dos novos loteamentos poderá, após autorização legislativa, ser substituída por obras ou equipamentos comunitários, em locais a serem indicados pelo Executivo.
Medo da transparência
A Câmara de Estrela rejeitou a criação de uma Comissão Especial para acompanhar a aplicação dos recursos correspondentes à pandemia da covid-19. A sugestão do vereador Volnei Zancanaro (PSL) só contou com apoio dos colegas João Braun (PP) e Marcio Mallmann (PP). Por outro lado, e sem justifictiva plausível, foram contrários os vereadores Felipe Schossler (PTB), Cristiano Nogueira da Rosa (MDB), Tiago “Chicó” Lehnen (PSD), Douglas Daroit (PTB), Adriano Scheeren (PL), Luis Fernando Kalsing (PTB), Tiane Ruschel Cagliari (PV) e Valderes da Rosa (PSD).
Trevo da BRF
A saída para o histórico gargalo viário no entroncamento entre as ERSs 130 e 413, no famigerado “Trevo da BRF”, em Lajeado, ainda está distante de um consenso. A tentativa de incluir a obra em um programa de abatimento ou antecipação de ICMS para custeio da obra por parte da BRF (com contrapartida municipal) esfriou durante a pandemia. Diante disso, e com a certeza de que é preciso resolver o problema urbano antes mesmo das obras previstas em uma futura concessão, o governo de Lajeado avalia uma nova negociação com o governo do Estado. E o próximo encontro entre o prefeito Marcelo Caumo e o governador Eduardo Leite ocorre na segunda-feira. Aguardemos!
Unanimidade
As contas do governo do ex-prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup (PSDB), referentes ao exercício de 2019, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado em maio. Nessa terça-feira, o documento foi avalizado, também, pelos vereadores. Em plenário, as contas do ex-gestor foram aprovadas por unanimidade.
Sugestões em Teutônia
Vereador de Teutônia, Claudiomir de Souza (PSL) apresenta duas propostas interessantes para o prefeito Celso Forneck (PDT). Ele sugere o encaminhamento de projeto de lei de iniciativa do poder executivo para diminuir a porcentagem mínima de representação de 100% para 80% para a pavimentação comunitária. Souza também pede um estudo para verificar “a possibilidade de solicitar aos servidores públicos que estacionem no pavilhão multiuso, em frente à CIC”.