Sucesso nos dois anos anteriores, os passeios comemorativos do Trem dos Vales terão sua terceira edição. Datas, horários e valores de ingressos serão informados no dia 2 de julho, no lançamento oficial da atração. O trem está previsto para circular pela região em novembro, dezembro e início de janeiro.
De acordo com o coordenador do projeto, Rafael Fontana, a expectativa para este ano é fazer mais de 30 passeios pela Ferrovia do Trigo, entre Muçum e Guaporé, e vender mais 20 mil bilhetes. No ano passado, a ocupação dos vagões foi reduzida para 50%, e foram feitos 22 passeios, com 8 mil pessoas.
Já na primeira edição, em janeiro, foram 12 passeios. “Isso mostra um crescimento do potencial turístico da região, e da adesão ao Trem dos Vales. Sempre está sendo superior aos anos anteriores, tem dado certo”, diz Fontana.
Ele ainda destaca que o Vale está mais organizado para receber os turistas. “A região está mais preparada, estruturada, com hotéis, restaurantes e atrativos turísticos”, ressalta. Um deles é o Cristo Protetor, com previsão de ser concluído este ano.
O trajeto entre Colinas e Roca Sales não será feito este ano, devido ao aumento no transporte de cargas ferroviárias no trecho.
Um trem para o Vale
O projeto de trazer um trem definitivo para a região também está nos planos da organização. Inclusive, o primeiro vagão destinado ao Vale, apelidado de Cacique, é reformado em uma das poucas oficinas de reparos de trens no Brasil, em Rio Negrinho, Santa Catarina, mantida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
Uma autorização da Rumo Logística e do Governo Federal será necessária. Ainda em fase de tratativas, não há previsão para a chegada do trem ao Vale. “A gente sonha com esse trem definitivo, acredito que ele está muito próximo”, afirma o presidente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Leandro Arenhart.