Concorrência  saudável

Editorial

Concorrência saudável

Concorrência  saudável
Vale do Taquari

A perspectiva de vacinar toda a população adulta gaúcha até 20 de setembro é animadora. Enfim a imunização progride e ganha o ritmo necessário para atender a esperança da população. Ontem, o governador do estado reiterou a viabilidade de cumprir essa meta.

Chamou a atenção no pronunciamento de Eduardo Leite a premiação anunciada às administrações municipais que estiverem mais avançados na imunização. Inusitada, a medida divide opiniões, mas pode ser um bom estímulo para acelerar um processo tão importante para a preservação de vidas e volta, mesmo que parcial, à normalidade.

A proposta é que os valores da premiação sejam aplicados na Atenção Primária em Saúde, que é responsabilidade dos municípios. Nesse sentido, a “competição” proposta proporciona uma concorrência saudável, em que o maior beneficiado é a sociedade gaúcha.

Vale ressaltar que as cidades da região se destacam no ranking da vacinação. Dos 20 municípios que mais imunizaram as suas comunidades com a 2ª dose, quatro são do Vale do Taquari: Coqueiro Baixo (5º), Relvado (13º), Travesseiro (15º) e Nova Bréscia (19º).

Ao que tudo indica, as cidades locais já se candidatam a receber a bonificação do Piratini. Espera-se que o Ministério da Saúde consiga manter o repasse necessário de doses no próximo período.

Ainda nesta semana, outra notícia amplia a expectativa nacional. Os Estados Unidos enviarão diretamente ao Brasil 3 milhões de doses do imunizante Janssen, que se diferencia dos demais por ser aplicação única. As vacinas devem chegar hoje ao território brasileiro.

Acelerar a vacinação é certeza de reduzir óbitos e a demanda hospitalar, bem como condicionar, o quanto antes, a recuperação econômica. Ao redor do mundo, países que estão com a imunização avançada já experimentam uma nova realidade, de superação da maior crise sanitária dos últimos tempos.

Acompanhe
nossas
redes sociais