Projetado em 2019 e cancelado no ano passado devido à pandemia, o Crie Smart Cities está com a programação definida. O evento, organizado por docentes da Univates, ocorrerá de forma virtual, de 23 a 27 de agosto, com palestras voltadas à temática do futuro das cidades. Serão cinco dias de debates à noite.
A discussão trazida não é novidade no meio acadêmico. A Univates, há tempos, debate este conceito, segundo o professor universitário Leonel José de Oliveira, um dos organizadores do evento. Faltava apenas convergir as discussões para uma atividade única. Assim, surgiu o Crie Smart Cities.
“São questões que apareceram na nossa comunidade e que trouxemos de forma organizada para dentro da academia. Agora, agregamos todos os nossos cursos envolvidos dentro de uma temática comum, unindo várias áreas em torno de um assunto principal”, destaca o professor. Diversos cursos e centros participam, com quase 60 docentes envolvidos no evento.
A intenção, segundo Oliveira, é colocar a comunidade acadêmica como protagonista no debate, com espaço para dialogar sobre sustentabilidade, mobilidade urbana, qualidade de vida, transformações tecnológicas e governança das cidades. “É uma temática muito vasta e infinita e discussões”, ressalta.
Atividades nas comunidades
A pandemia atrapalhou alguns dos planos do grupo para o Crie Smart Cities. Um deles era promover atividades presenciais “in loco”, verificando de perto problemas da comunidade que dialogam com a temática.
Dentro do eixo da mobilidade urbana, se projetavam passeios ciclísticos e também uma discussão sobre caminhabilidade, onde os participantes conversariam sobre o tema enquanto caminham pelas ruas de Lajeado. “Tudo isso não ocorrerá em virtude da pandemia. De repente ainda se consiga fazer algo, mas a programação está 99% fechada”, admite Oliveira.
Repórter da Globo e prefeito de Lajeado
A programação do Crie Smart Cities foi pensada de forma a contemplar os diversos temas que envolvem a discussão de uma cidade inteligente. Entre os palestrantes, está a jornalista Sônia Bridi, jornalista da TV Globo, conhecida por reportagens especiais sobre sustentabilidade no “Fantástico”.
“Sempre pensamos em alguém que desse visibilidade, mas que também tivesse competência na sua fala. E a Sônia é uma repórter que acompanhamos há muito tempo, tem um carisma e agradou muita gente. Era nossa estratégia ter um nome de impacto”, afirma Oliveira.
Além de Sônia, há palestrantes de renome internacional (confira no quadro acima). Em nível local, o prefeito Marcelo Caumo falará sobre as ações adotadas em Lajeado relacionadas com o conceito de smart cities.