Cinco rodadas do Campeonato Brasileiro já se foram e o que podemos ver é um campeonato bem diferente do que se imaginava. Tanto na parte de cima, quanto na de baixo.
A começar pelas três equipes que abriram a rodada na liderança e ainda invictas: Athletico, Fortaleza e Bragantino. A equipe paranaense, inclusive, venceu as quatro primeira partidas que jogou.
Diferente de outros anos, quando equipes começam bem e depois despencam, vide o Vasco no ano passado, os três primeiros colocados apresentam um bom futebol e já venceram equipes mais tradicionais ou favoritas. O Fortaleza, por exemplo, venceu o Galo na estreia e depois goleou o Internacional.
O que vemos é uma possível mudança na estrutura do futebol brasileiro. Talvez pela pandemia, talvez pelo aspecto econômico, mas o Brasileirão deste ano pode apontar gratas surpresas na tabela. Equipes como o Fluminense e o Atlético-GO também apresentam um bom desempenho.
Surpresas também no Z4
Se a parte alta da tabela apresenta surpresas positivas, a parte baixa mostra equipes aquém do que se espera, casos de Grêmio e São Paulo, principalmente. O Grêmio, campeão gaúcho e pela primeira vez em cinco anos sem Renato Portaluppi, precisa vencer o Santos hoje para não ter o pior início de sua história no Brasileirão. Já o São Paulo, campeão paulista pela primeira vez em quinze anos, iniciou o campeonato com dois empates e três derrotas. Há muito tempo para a recuperação, mas o início é bem ruim.