A 44ª edição da Expointer foi confirmada para ocorrer entre os dias 4 e 12 de setembro. Após ser promovida em formato virtual no ano passado, o evento volta a ser presencial no parque Assis Brasil, em Estreio. Os protocolos de segurança são elaborados pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. Após a conclusão será lançado edital para comercialização dos espaços.
A circulação será restrita e o público não chegará aos 350 mil visitantes que passaram pelo parque em 2019, uma das maiores edições já realizadas. O diretor-institucional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e subsecretário do parque Assis Brasil, Gabriel Fogaça, comenta que será adotado um horário para entrada de entrada e saída do público.
Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta quarta-feira, 23, disse que a 44ª edição terá o foco voltado mais para o negócio. Nas lojas será limitada a circulação de pessoas levando em conta a metragem. Mesmo que o público externo permitido ainda não tenha sido divulgado, Fogaça garante que será uma quantidade significativa de pessoas circulando no parque. Os expositores e coopromotores da Expointer deverão apresentar teste de coronavírus feito até 72 horas antes.
As associações envolvidas com o evento comemoraram o posicionamento do governo do RS para a realização do evento. “Ninguém sai da Expointer da mesma forma que entrou. Produtor entra e vê uma palestra, adquire informação e sai com pensamento mais evoluído.”
A edição do ano passado deixa o legado da transmissão do evento que será mantido e é visto como forma de documentar as edições.
Ouça a entrevista na íntegra: