Chegada do frio mobiliza entidades

Campanha do agasalho

Chegada do frio mobiliza entidades

Chegada do frio mobiliza voluntários e municípios. Campanhas alertam sociedade sobre importância de contribuir com famílias em situação de vulnerabilidade

Chegada do frio mobiliza entidades
Foto: Bibiana Faleiro
Vale do Taquari

Casacos, blusões, calçados e cobertores ganham um novo destino nessa época do ano e, por meio de doações, chegam na casa de quem precisa. Intitulada “Doe roupas, doe carinho e amor”, a Campanha do Agasalho promovida pelo Clube do Rock do Vale do Taquari já arrecadou centenas de peças destinadas para o Projeto Corrente do Bem.

A arrecadação oficial foi até o dia 10, mas a campanha continua no Boteco do Cachorrão, Rock Café e no Galera’s Rock Bar. As doações podem ser feitas nos estabelecimentos. “Tendo recebido as peças, logo encaminhamos para a doação, porque o frio não espera, quem necessita, precisa para logo”, destaca um dos integrantes do grupo, Afonso Vieira, também voluntário do Projeto Corrente do Bem.

O clube é composto por dez integrantes e as ações, antes por meio de shows beneficentes e apoio às bandas locais, precisaram mudar devido a pandemia. Ainda assim, os voluntários atuam como podem, frisa Vieira. “Sempre tivemos muitos necessitados em nossa região, e com o agravamento da pandemia, temos mais ainda. A ideia é sempre criar e apoiar tudo que esteja ao nosso alcance”, ressalta.

Entre os estabelecimentos participantes da campanha também estão o Espaço Único – Saúde Estética Beleza e Morto Monkeys Garage, em Lajeado. E em Estrela, a Cia Fármacos e o Gato da Praça Pub.

“Movimento do Bem”

Outra ação para arrecadar agasalhos é promovida pelo Rotary Club Lajeado em parceria com o Grupo Imec. Batizada de “Movimento do Bem”, a campanha leva roupas de inverno e alimentos para quem precisa. Em Lajeado, a ação iniciou no último sábado, com drive-thru na loja do bairro Montanha.

Para cada peça de roupa arrecadada, como blusas, calças, casacos, blusões, calçados e cobertores, o Imec doará um quilo de alimento às entidades parceiras.

Durante a semana também há coleta nas unidades do Centro e bairros Florestal, Montanha e São Cristóvão. No próximo sábado, 26, o drive-thru solidário ocorrerá na loja do Centro. A iniciativa também se estende aos demais 16 municípios gaúchos onde a rede de supermercados está presente.

As arrecadações de Lajeado serão destinadas para o Centro de Referência Vestir e Ser. A secretária de assistência social do município, Céci Gerlach, diz que apesar da pasta não participar das campanhas, está aberta para doações, tanto de entidades quanto de pessoas da comunidade. Por isso, o Centro está aberto todas as sextas-feiras, das 8h às 14h, para receber as peças.
“Nessa época, precisamos de roupas de inverno, para crianças e masculinas, que é o que menos recebemos”, ressalta a secretária.

Uma das entidades com arrecadações é o Clube do Rock do Vale do Taquari (Foto: Arquivo pessoal)

Outras mobilizações

Lajeado – A PRF de Lajeado, junto com Montenegro e Soledade, continua a arrecadar agasalhos e roupas de cama e banho para doar às famílias do município. O local das doações é na sede, na BR-386, Km 342, em Conventos.

Santa Clara – O Departamento de Assistência Social de Santa Clara também arrecada agasalhos na sede, no Cras, Centro Administrativo e em pontos do comércio local: Farmácia Santa Clara da Clínica Geriátrica, Loja Patys, Comercial PJ Ely, Supermercado STR, Loja da Lenise, Loja USE Fashion Store e Téia Lanches. As peças arrecadadas serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social, em acompanhamento no Cras.

No RS – Na edição da campanha do agasalho deste ano, o estado arrecada, além de peças de roupas, cobertores e calçados, alimentos e cestas básicas. Há pontos de coleta em diferentes regiões do RS, nos quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, nas coordenadorias regionais da Defesa Civil e nas prefeituras municipais, junto às Secretarias de Assistência Social dos municípios.

Acompanhe
nossas
redes sociais