Atenção aos Motoboys

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Atenção aos Motoboys

Vale do Taquari

A pandemia potencializou os serviços de delivery e aumentou de forma considerável o número de motoboys em Lajeado. E o trânsito da principal cidade do Vale do Taquari, que já era caótico em alguns pontos e determinados horários, ficou ainda mais complexo com o aumento de motocicletas cruzando as ruas e avenidas da cidade. Essa é a avaliação do Departamento Municipal de Trânsito, que demonstra muita preocupação com o alto número de infrações cometidas pelos motociclistas.

Segundo o chefe do Departamento de Trânsito, Vinícius Renner, são 143 alvarás para motos-fretes na cidade (afora a suposta sublocação de serviços). A estimativa do poder público é de que menos de 1% das infrações são flagradas. O problema aumenta à noite, explica Renner. Para amenizar os riscos, e valorizar os bons motoboys, o governo municipal pretende ampliar o cercamento eletrônico com câmeras nos semáforos, e também deve aplicar multas por meio das gravações dos vídeos.

Novos caminhos

A região alta do Vale do Taquari deve receber um novo roteiro turístico denominado “Camini Della Felicita – vivere, manjiare e chacolare”. Entre os atrativos, destaque para o Café Campeiro Sítio Rosa Sul, o Sítio Pedagógico (foto), a Casa Brandão, o Mirante da Ferradura, Pitayas Jacaré e o Café Vespertino Vivenda Altos da Glória. Uma visita técnica inicial já está agendada para o dia 7 de julho.

Novos caminhos II

Em Encantado, a vereadora Andresa Cristina de Souza (MDB) encaminhou ofício para que o Executivo estude, em conjunto com o Conselho Municipal de Educação e órgãos competentes, a possibilidade de implementação de uma disciplina ou um projeto voltado para a preparação de crianças para o turismo.

“Balão de ensaio”?

O provável embate sobre a Reforma Tributária no RS pode ser apenas um “balão de ensaio”. Ao menos é essa a posição de um membro do alto escalão do governo estadual, que sequer foi consultado sobre as intenções do governador Eduardo Leite (PSDB).

Eloede empossada

A nova diretora do 8º Núcleo do CPERS foi empossada nessa terça-feira, em evento realizado na sede da entidade, em Estrela. A professora Eloede Conzatti, ex-vereadora pelo PT de Lajeado, venceu a disputa local em maio. Em seu primeiro discurso, ela convoca a chapa adversária para lutar junto pelos direitos dos professores e funcionários das escolas públicas do Vale do Taquari.

“Encontramos um núcleo pronto para atuar. Com dinheiro em caixa, material necessário para assembleias, cartilhas às escolas, e máscaras aos professores. Foi uma passagem de bastão tranquila. De colega para colega.” Nos dias 29 e 30 de junho, uma nova eleição. Dessa vez, os 2,4 mil associados devem escolher os conselheiros e o representante dos educadores aposentados.

Site

O governo de Teutônia assinou contrato de R$ 14 mil com a empresa Visaoi Sistemas de Informática para “serviço de implantação e licenciamento do novo site oficial do município.

Limites ao turismo

A utilização dos trilhos e viadutos da Ferrovia do Trigo para a prática dos mais variados esportes de aventura é uma prática rotineira. Muitas agências de viagem lucram com pacotes que contemplam caminhadas e rapel junto ao trecho sob concessão da empresa Rumo Logística. Entretanto, toda e qualquer prática de esporte ou lazer nas estruturas férreas são expressamente proibidas.

No sábado, por exemplo, policiais do 2° Grupo de Polícia Militar (2° GPM), de Dois Lajeados, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), de Guaporé, Administração Municipal de Dois Lajeados e fiscais da empresa Rumo Logística realizaram uma fiscalização junto ao Viaduto Mula Preta. O clima estava chuvoso e não houve flagrantes. Mas as ações fiscalizatórias devem se repetir nos próximos dias.

Maria da Penha

Em Encantado, um Projeto de Lei do Legislativo promete agitar os bastidores da política local. A matéria veda a nomeação para Cargos em Comissão (no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta) de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Maria da Penha ou pela Lei do Feminicídio. O PL permaneceu em pauta.

Pedágios

Os vereadores de Arroio do Meio estão preocupados com a concessão da ERS-130. Na última sessão plenária, eles trataram sobre o leilão e a proposta de realocação da praça de pedágio, que atualmente é gerenciada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e está instalada em Encantado, para o trecho arroio-meense. Os parlamentares não admitem tal iniciativa e avaliam que isso significaria um retrocesso para a localidade de Palmas e poderia dividir o município.

Acompanhe
nossas
redes sociais