A grama toma conta do local onde deveria ser um campo de futebol de areia. As redes das goleiras estão rasgadas e alguns brinquedos enferrujados. A praça do bairro Conventos, em Lajeado, foi inaugurada em outubro de 2019. Mas para poder voltar a ser utilizada da melhor maneira possível e com segurança pela comunidade, o espaço precisa de melhorias.
Pensando nisso, a associação de moradores do bairro protocolou na prefeitura um novo projeto arquitetônico para o espaço. O Parque da Integração, como será chamado, conta com a restauração do que já existe e construção de novas estruturas. O local é pensado em proporcionar aos moradores do bairro um espaço de lazer e diversão para toda a família.
Entre as novidades, está a construção de um ginásio. O espaço tem o objetivo de servir como uma sede para a associação de moradores e ser um ambiente propício para a própria comunidade promover atividades, como aulas de dança e práticas esportivas.
“Precisamos de uma área de lazer para dizer que é nossa, para que as pessoas não precisem ir até outros lugares do município”, diz Daiane Knecht, presidente da associação. Segundo ela, muitas pessoas se mudaram para o bairro nos últimos anos. E a tendência é o crescimento continuar acontecendo. Por isso, a estrutura de atividades e serviços em Conventos também precisa se qualificar.
O projeto arquitetônico do parque foi feito com verba da associação. O dinheiro utilizado para pagar a arquiteta responsável foi adquirido por meio de ações promovidas pelos moradores. A última foi no Dia dos Namorados, quando foram vendidos chocolates, por exemplo.
Apoio financeiro
Agora, o projeto passa para análise da administração municipal. De acordo com Daiane, a associação de moradores teve a iniciativa de entregar o projeto pronto para a prefeitura. O intuito foi apresentar algo já planejado e adiantar esta etapa que poderia se tornar lenta e burocrática.
A entrega do projeto à administração municipal também tem o objetivo de buscar ajuda financeira para colocar as ideias em prática. Caso a prefeitura não consiga auxiliar com valores em dinheiro, o grupo buscará a verba por emendas parlamentares.
“No momento em que estiver pronto, vai ser um lugar incrível para toda a família. Será um lugar para as crianças poderem se reunir e não ficarem brincando no meio da rua”, diz Daiane.