A Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro) tem como objetivo colaborar com os órgãos da segurança pública com sede e atuação na cidade de Lajeado. Para isso, desenvolve programas de prevenção primária, como o Programa Adolescente Legal com Música e o Programa Vida + Viva sem álcool. O grupo também teve participação efetiva na construção do Presídio Feminino (foto) e também do novo Centro Integrado de Operações Regional Lajeado.
Além disso, é destaque em outras ações pontuais, como a reforma e doação de bicicletas apreendidas pela Polícia Civil. Pois bem. Mesmo com tantos destaques positivos, a associação quase fechou as portas em 2020. Com a suspensão e/ou restrição de boa parte dos serviços realizados pelo IGP na cidade, a fonte de renda quase esvaziou. Por sorte, diversos voluntários e membros da diretoria da Alsepro aportaram recursos e salvaram a entidade da quase inevitável bancarrota.
Rua Verno Arend
O ex-secretário de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade de Estrela, Werno Arend, foi homenageado com a denominação de uma via municipal. A solenidade foi ontem, na presença dos irmãos Andréia e André Arend, filhos do político morto no início do ano, vítima da covid. A via escolhida fica no bairro Pinheiros e já sedia a Concrevale, a fábrica da Languiru e, futuramente, receberá investimentos das empresas Faros e Nutritec.
Mundo animal
Após garantir o direito de tutores utilizarem o transporte público coletivo na companhia dos “pets”, a vereadora estrelense Tiane Cagliari (PV) apresenta nova proposta em prol dos bichos domésticos. A proposta inclui normas no Código de Posturas de Estrela, no artigo que trata sobre maus-tratos. Em síntese, a parlamentar inclui como “atos de crueldade” o abandono, o depósito em locais impróprios e o uso inadequado de fios, arames, cabos ou similares para amarrar os bichanos.
“Pais da criança”
Na edição do fim de semana, escrevi sobre um requerimento assinado pela vereadora de Lajeado, Paula Thomas (PSDB), solicitando ao governo municipal a aplicação de uma lei que regra a fiação elétrica em postes do perímetro urbano. A nota agitou os bastidores da política lajeadense. Afinal, a parlamentar tucana não é a primeira a reivindicar tais serviços. O problema é que as demais solicitações não geraram qualquer ação efetiva por parte do poder público. Aguardemos!
Comércio aos domingos
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL), Aquiles Mallmann, foi claro durante entrevista ao programa Frente e Verso: a entidade vai liderar uma nova campanha pela liberdade de abrir o comércio aos domingos na principal cidade do Vale do Taquari. A lei que restringe a abertura (com funcionários) das lojas é de 2003.
Reunião G-17
O encontro mensal dos municípios do G-17, formado pelos prefeitos da região alta do Vale do Taquari, destacou a importância do turismo para a região. E a futura Rota do Pão e Vinho, que ligará o Vale e a cidade de Santa Teresa, na Serra Gaúcha, será um importante passo. Para tal, ainda é necessário asfaltar 62 quilômetros entre Anta Gorda a Santa Teresa. É um caminho e tanto!
Urbanização
Os alunos de Arquitetura e Urbanismo da Univates participam de um novo desafio: a urbanização de Vespasiano Corrêa. Por meio de uma parceria entre universidade e poder público, os estudantes vão criar projetos para o urbanismo do município, visando a organização, aconchego e beleza da cidade. O mesmo já ocorre em Bom Retiro do Sul.
Dejetos no Taquari?
O Ministério Público de Encantado instaurou um inquérito civil para investigar uma denúncia encaminhada pelo Departamento de Meio Ambiente de Roca Sales, notificando liberação irregular de resíduos junto ao Rio Taquari, em área urbana no município de Muçum. Duas empresas são investigadas. Um curtume e um supermercado.