“Unindo forças conseguimos ter resultados melhores para associados e comunidade”

55 ANOS DA CDL

“Unindo forças conseguimos ter resultados melhores para associados e comunidade”

Representantes falaram sobre o passado e o futuro da entidade de Lajeado

“Unindo forças conseguimos ter resultados melhores para associados e comunidade”
(Foto: Ana Carolina Becker)
Vale do Taquari

A CDL Lajeado completou 55 anos de fundação no domingo, 20. No começo, a entidade era apenas um serviço de SPC. Hoje, atua com o SCPC, carro-chefe da entidade.

O primeiro presidente foi Bernardino Pinto. Ao longo destes anos, 28 presidentes ocuparam o cargo a frente da entidade. São 550 associados representados diariamente. 67% destes são do comércio, 30% de prestação de serviço e 3% de outros serviços.

O presidente da CDL, Aquiles Mallmann, destacou que a entidade tem como foco a preservação da representatividade no comércio. “Sabemos que unindo forças conseguimos ter um resultado melhor para o associado e a comunidade. Isso nos orgulha muito.”

Ao longo destes 55 anos, a CDL promoveu cursos para aperfeiçoamento dos associados e campanhas para crescimento das vendas. Mallmann lembrou sobre ações do Lajeado Brilha com a chegada do Papai Noel, Dia das Mães, Compre Local, Atitude Eu Tenho a Minha e outras.

Ações de solidariedade também foram desenvolvidas em paralelo às campanhas quando cestas básicas foram repassadas à comunidade, além de recursos de R$ 1 mil para cada uma de 16 entidades lajeadenses.

Agora, após a pandemia, o presidente destaca que começa a visualizar uma retomada no comércio. Outro membro da entidade, Ricardo Diedrich, fala sobre a mudança de comportamento do consumidor na forma de venda dos produtos.

Comércio aos domingos

Um dos próximos trabalhos da entidades está relacionado a Liberdade do Comércio aos Domingos. A ideia, segundo Mallmann, não é tirar essa liberdade de ninguém, mas proporcionar a liberdade de escolha aos empresários.

Estamos recebendo empresas que vão vir aqui pra nossa cidade, estabelecimentos que vão trabalhar todos os domingos, isso é progresso e pensar na frente”, diz. Além disso, lembra que na região começa a se falar sobre o turismo e, na sua visão, é importante que a cidade esteja aberta para receber os visitantes.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais