Consultor empresarial analisa dados do Relatório Focus

Entre aspas

Consultor empresarial analisa dados do Relatório Focus

Inflação sobe pela 11ª vez e PIB acelera pela nona semana consecutiva

Consultor empresarial analisa dados do Relatório Focus
(Foto: Ana Carolina Becker)
Vale do Taquari

Dados do Relatório Focus divulgados nesta segunda-feira, 17, apontam crescimento da inflação pela 11ª semana. A projeção da taxa básica de juros (Selic) passou de 6,25% para 6,50% ao fim deste ano. Para o próximo ano, a estimativa seguiu em 6,50% pela quinta vez, enquanto 2023 e 2024, a previsão para o juros básico é mantida em 6,50% cada.

O consultor empresarial, Fernando Röhsig, analisou em seu comentário semanal no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, os dados do Focus. O Produto Interno Bruto (PIB) segue, pela nona semana, com crescimento de 5%.

A inflação, segundo ele, está sendo estudada porque se terá um conflito de independência do Banco Central. A instituição teve, através de projeto do Congresso, uma legislação para ficar independente. A aprovação ainda está em discussão, pois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) entendem que isso deveria de ter partido do Executivo e não do Congresso. “Isso pode levar para um retrocesso nos termos de independência próximo ao período eleitoral. Quem está no governo gostaria de mais inflação para fazer algumas beneficias.”

Ouça o comentário na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais