Vale tem segunda semana de estabilidade

Pandemia na região

Vale tem segunda semana de estabilidade

Casos novos de covid-19 indicam tendência de redução na circulação do vírus, analisa comitê técnico. Ainda assim, uso da infraestrutura hospitalar, em especial dos leitos de UTI, permanecem em patamar elevado

Vale tem segunda semana de estabilidade
Crédito: Filipe Faleiro
Vale do Taquari

Os dados referentes a contágios, internações e óbitos indicam um momento de estabilidade da pandemia no Vale do Taquari. Essa é a análise do comitê técnico e de saúde.

Apesar desse cenário, continua a preocupação sobre o uso da infraestrutura hospitalar. A ocupação dos leitos de UTI está em mais de 100%. “Esse patamar elevado é uma constante desde março. Tivemos alívio sobre as UTIs”, frisa o secretário da Fazenda de Lajeado e integrante do grupo de análise de dados, Guilherme Cé.

Dos 65 leitos de UTI cadastrados no sistema de controle da Secretaria Estadual de Saúde, o Vale tem 67 pessoas internadas. A maioria por covid-19. Esses índices apontam para a necessidade da prevenção, aponta o comitê.

Quando se olha para os leitos clínicos, o indicativo traz um pouco de otimismo. Nos últimos 10 dias, há redução em termos de internações. Esse movimento indica a possibilidade de menos demanda sobre a UTI nos próximos dias.

Em Lajeado, o comitê analisa dois aspectos que ajudaram a equilibrar o momento da pandemia. Passa pelas restrições a eventos sociais e esportes coletivos adotados em maio, junto com o avanço da vacinação.

De acordo com Cé, o ritmo de aplicação das doses no município quase duplicou em 14 dias. A média no fim de maio era 4 mil aplicações. Na primeira quinzena de junho, passou das 7 mil pessoas vacinadas. O Vale do Taquari está no primeiro “A” do sistema de controle do governo estadual. A emissão do “Aviso” foi no dia 2 de junho.

Momento encoraja flexibilizações

Os últimos 14 dias com indicadores estáveis fez com que Lajeado voltasse a liberar esportes coletivos e também ampliar o atendimento nas escolas infantis para crianças de 1 e 2 anos.

As medidas estão em vigor no fim de semana. Quanto as escolas, o atendimento será retomado segunda-feira. Essas propostas foram debatidas em reunião com representantes de entidades empresariais e de saúde nessa quinta-feira.

Na educação, a análise do comitê registra baixo índice de contaminações entre crianças e professores. A rede municipal de Lajeado tem mais de 10 mil alunos matriculados. Ao todo são 45 escolas. A adesão às aulas presenciais no Fundamental, com alunos de 5 até 14 anos, foi de 91%. Já nas creches, 60% das crianças de 3 até 5 anos retornaram aos colégios.

Acompanhe
nossas
redes sociais