Do depósito da polícia para crianças carentes

Bike Solidária

Do depósito da polícia para crianças carentes

Iniciativa vai consertar cerca de cem bicicletas por meio de curso gratuito de mecânica. Além de capacitar jovens, iniciativa também destina os veículos reformados para alunos de escolas públicas da região

Do depósito da polícia para crianças carentes
Vale do Taquari

Pneus furados, quadros enferrujados e bancos sem condições de uso. Após anos de abandono nos depósitos da Polícia Civil, cerca de 100 bicicletas apreendidas ganharão novo destino. Por meio do Projeto Bike Solidária, os veículos hoje armazenados nas delegacias de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Progresso serão reformados e doados a crianças carentes da região.

A iniciativa é resultado da união de entidades como Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro), Delegacia de Polícia (DP), Ministério Público (MP) e Senai. O grande número de bicicletas apreendidas pela DP, sem destinação, foi um dos incentivos para a criação do projeto que une aprendizagem e solidariedade.

São entre 35 e 40 materiais em condições de conserto só em Lajeado. A Delegada Shana Luft Hartz destaca que de tempos em tempos é dada uma outra destinação para as bicicletas, mas o depósito volta a encher com novas apreensões.

De acordo com o promotor Sérgio Diefenbach, a ideia é fazer a doação para estudantes de escolas públicas. “A atividade está se alinhando, estamos levantando valores, a quantidade de bicicletas, depois vamos selecionar os alunos e as escolas participantes”, destaca.

O promotor ainda ressalta: “Acredito que somos pioneiros nessa ação por aqui, e esperamos que isso possa ser aplicado em outros lugares do país”. Por incentivo da Promotoria da Infância e Juventude, o projeto também permitiu a integração de uma oficina de aprendizagem com o Senai.

Oficina de Mecânica

A entidade disponibilizou o espaço para uma oficina de mecânica com o conserto de bicicletas para jovens a partir de 12 anos com interesse na atividade e em situação de vulnerabilidade social. A Alsepro é parceira na arrecadação de recursos financeiros para a compra de materiais para as reformas.

O presidente da Alsepro, Fabrício Schneider, ressalta o apoio da entidade aos órgãos de segurança. “Queremos tirar os jovens da rua e talvez oportunizar uma profissão que possa garantir o sustento deles e suas famílias. É gratificante integrar uma entidade que existe justamente para auxiliar estes órgãos”, afirma.

De acordo com o coordenador técnico de educação profissional do Senai, Marcelo Francisco Schedler, o curso com duração de 68 horas aborda assuntos como fatores comportamentais no ambiente de trabalho, empreendedorismo e liderança, organização e planejamento, higiene e segurança, meio ambiente e outros conceitos ligados à mecânica. Entre eles, a montagem e desmontagem de peças da bicicleta.

“Com essa capacitação, esperamos que eles possam evoluir dentro desse universo, seguir para o mercado de trabalho e empreender”, ressalta Schedler.

A expectativa é iniciar as atividades em agosto, no contraturno escolar. “Essa é uma resposta positiva, tanto para qualificar os alunos, como para esse resultado final que é entregar essa bicicleta”, destaca.

Outros projetos

Além de dar suporte aos órgãos de segurança pública e ligar a comunidade à esses serviços, a Alsepro também trabalha com projetos como o Adolescente Legal com Música, com oficinas de instrumentos musicais para 60 crianças de escolas públicas.

Outro atividade coordenada pelo promotor Neidemar Fachinetto é o Vida mais Viva sem álcool. Em parceria com órgãos de segurança pública, a entidade também desenvolve o Projeto Alquimia, com a reforma de aparelhos eletrônicos apreendidos no presídio de Lajeado e operações policiais, destinados a crianças carentes, para possibilitar o acesso ao ensino virtual.

Acompanhe
nossas
redes sociais