Município libera esportes coletivos

Novo decreto

Município libera esportes coletivos

Comitê técnico anuncia novas medidas para controle da pandemia. Competições seguem proibidas. Aulas a crianças de 1 e 2 anos retornam segunda

Município libera esportes coletivos
Novas medidas foram anunciadas ontem no HBB por comitê técnico (Foto: Mateus Souza)
Lajeado

A melhora em alguns indicadores encoraja o governo municipal a flexibilizar atividades esportivas e educacionais. O novo decreto, que entra em vigor nesta quinta-feira, 17, permite a reabertura das quadras para a prática de esportes coletivos. Também determina, a partir da próxima segunda-feira, 21, a volta das aulas para crianças de 1 e 2 anos nas escolas municipais.

Estas medidas já eram estudadas desde a última semana e foram confirmadas pelo prefeito Marcelo Caumo em reunião no fim da tarde de quarta-feira, 16, no auditório do Hospital Bruno Born. Participaram integrantes do executivo, diretores da casa de saúde e representantes de setores produtivos do município.

No âmbito dos esportes coletivos, Lajeado é mais um município do Vale a permitir a prática. Porém, as competições seguem proibidas num primeiro momento. “Vamos avaliando a situação ao longo dos próximos dias e teremos um novo posicionamento em duas semanas”, comenta o prefeito. As regras foram definidas de forma conjunta com os proprietários de quadras esportivas.

Já a retomada das aulas para crianças de 1 e 2 anos foi construída levando em consideração o cenário atual das Emeis e o avanço da vacinação em professores com a primeira dose, que está quase concluída. Turmas de berçários, por outro lado, continuam sem atividades presenciais.

A tendência de queda no atendimento na rede de saúde é um dos fatores que levou o governo a determinar estas flexibilizações. Além disso, o município tem uma estabilidade no índice de novos casos positivos de covid, bem como nos casos ativos, que se mantém entre 200 a 300.

“Dobramos o ritmo”

Um aspecto positivo apontado por Caumo na reunião o aumento no ritmo de vacinação contra a covid-19 no município. Nos últimos 15 dias, foram mais de 7 mil imunizadas com a primeira dose. Para efeito de comparação, nas duas semanas anteriores, 2,7 mil pessoas receberam a vacina. “Dobramos o ritmo. Nossa média móvel subiu para 800 vacinadas”, destaca.

A intenção do município é seguir avançando com um ano a cada três dias na vacinação, a depender do recebimento de doses por parte do governo federal. Hoje, Lajeado já vacina pessoas a partir dos 52 anos. “E depois, a meta é baixar uma idade por dia”, afirma Caumo.

Por outro lado, a ocupação hospitalar elevada preocupa. “Chegamos a estar com 18 pacientes internados. Caiu para 14, pois infelizmente tivemos três óbitos. E na terça foram oito internações, um número que não se tinha desde fevereiro. Não conseguimos medir de onde vem esse volume, pode ser reflexo do último feriadão”, analisa o diretor executivo do HBB, Cristiano Dickel.

Outras atividades

Representantes de outros setores, como os de bares e academias também acompanharam a reunião na expectativa por flexibilizações. Contudo, terão as mesmas regras atuais para as próximas duas semanas.

Representantes de bares e restaurantes se organizam para enviar um ofício ao município, solicitando a permissão para funcionamento em mais uma hora. Hoje, a abertura é permitida até as 22h e a saída do último cliente ate as 23h. “Essa uma hora a mais faz toda a diferença para nós. Elimina um mal estar nosso com o cliente”, afirma um dos empresários do ramo, Roberto da Silva.

As regras para a liberação dos esportes coletivos

  •  Mínimo de 15 minutos de intervalo entre os jogos, não havendo contato entre jogadores de partidas distintas;
  • Proibição de eventos antes e depois dos jogos, bem como do funcionamento de copa, bares e afins;
  • Proibição do uso de vestiários e da permanência no local antes e depois das atividades;
  • Empresas ficam responsáveis pelo cumprimento dos protocolos;
  • Competições esportivas seguem suspensas neste momento.

Acompanhe
nossas
redes sociais