A cobrança na praça de Palmas, na ERS-130, interfere na competitividade e nos resultados das empresas do município. É o que afirma a Associação Comercial e Industrial (Aci-E). Entre as mais de 300 organizações ligadas à entidade, um relatório com 25 companhias mostra que entre 2017 e 2018, a precariedade da rodovia, o pedágio e o custo logístico interferiram em perdas de R$ 6,3 milhões à economia local.
Pelo histórico de duas décadas de pedágio, a entidade indica como necessidade um plano de concessão detalhado, com objetivos claros para atender as necessidades locais e regionais, destaca a presidente da associação, Cristina Castoldi. “Temos prejuízos nos negócios. Nossas empresas têm mais dificuldades logísticas na comparação com cidades onde não há pedágios”, argumenta.
Os dados coletados fazem parte do documento em preparação para debate com o governo estadual. A Secretaria de Parcerias Estratégicas do RS lidera o trâmite sobre o novo plano de pedágios. A partir disso, junto com o eixo econômico de Encantado, a Aci-E também contrata uma consultoria especializada em engenharia de rodovias.
Esse investimento foi aprovado pelo conselho da associação, diz Cristina. O intuito é garantir uma análise detalhada sobre o edital de concessão, previsto para ser lançado em agosto. A consultoria será responsável por verificar as condições apresentadas pelo Estado, ao mesmo tempo em que estrutura quais as obras prioritárias na ERS-130.
“Nosso propósito é termos apontamentos contundentes, baseados em números e fatos, para podermos sugerir modificações no edital. Queremos deixar claro que Encantado pagou pedágio por anos e não obteve melhorias na infraestrutura rodoviária.”
A concessão das rodovias estaduais fazem parte do Programa Avançar. A estratégia é dividida em diversas obras e infraestrutura e detalha o modelo à concessão de 1.131 quilômetros de rodovias estaduais. Nos três blocos, o investimento previsto supera R$ 10 bilhões em 30 anos.
As rodovias do Vale (130, 129 e 453) fazem parte do bloco 2. Neste trecho ainda estão estradas de Passo Fundo, Carazinho e Santa Cruz do Sul. Neste conjunto, a verba destinada para investimentos alcança R$ 4,1 milhão.
Custo EGR
Entre os modelos já postos em prática, a transferência à iniciativa privada da ERS-287, entre Tabaí e Santa Maria, confirma algumas alterações frente ao sistema comunitário, administrado pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).
Quando se avalia o custo médio por quilômetro rodado, pelo novo sistema na 287 fica em torno dos R$ 0,15. Já o desembolso por parte dos motoristas que trafegam nas estradas da EGR é duas vezes maior, calcula o Conselho Regional de Desenvolvimento (Codevat). Soma-se a esse custo a falta de garantias para obras de infraestrutura. “É muito para algo que não nos traz retorno”, argumenta o presidente do conselho, Luciano Moresco.
Na prévia do plano estadual, quatro aspectos geraram críticas por parte da região. Trata-se da outorga (pagamento por parte da empresa sobre o recebido nas praças); continuidade do pedágio nos pontos atuais; dificuldade de implantação do free flow (cobrança por km rodado); e o início da duplicação na ERS-103 só após o décimo ano de concessão.
Diagnóstico de Encantado
- Entre 2017 e 2018, o desembolso com pedágio e com custos indiretos de logística em um recorte de 25 empresas da cidade ultrapassou R$ 6,3 milhões;
- A praça em Encantado, há 22 anos, não presta um serviço de qualidade, não faz melhorias nas rodovias, prejudica a competitividade, reduz postos de trabalho e diminui retorno de impostos;
- Região Alta sofreu uma estagnação econômica na comparação com o crescimento de Lajeado e Arroio do Meio;
- Uma melhor manutenção da rodovia e tarifas de pedágio mais justas poderia reduzir o custo do frete e manter os produtos mais competitivos;
- O custo da rodovia precária, somada ao pedágio, torna os produtos locais mais caros. Isso reduz as chances de competitividade regional, nacional e internacional. Este custo faz com que empreendedores façam investimentos fora da cidade. Como resultado, atraso no desenvolvimento industrial de Encantado;