O Brasil receberá 15 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 em julho. Sete milhões a mais do que o previsto já que a farmacêutica antecipou a entrega de um lote, de acordo com o Ministério da Saúde.
Segundo a pasta, a mudança se deveu à interlocução do órgão com a farmacêutica para adiantar o envio de remessas previstas no cronograma de entregas ao país.
Na terça (15), o Ministério da Saúde anunciou a chegada de 2,4 milhões de doses da Pfizer/BioNTech nesta semana. As entregas começaram terça e seguem até quinta-feira (17) em três lotes. Com essa remessa, o total e doses do consórcio enviadas ao Brasil chegará a 10,6 milhões.
Sem consenso, Senado adia para esta quinta-feira a votação de medida que permite a privatização da Eletrobras
O Senado adiou para esta quinta-feira (17) a votação da MP (medida provisória) que viabiliza a privatização da Eletrobras, maior empresa de geração e transmissão de energia do País. O governo espera arrecadar cerca de R$ 60 bilhões com a privatização da empresa.
A análise da proposta era o primeiro item da sessão desta quarta-feira (16). Mas, sem consenso para a aprovação do texto e com a entrega do relatório pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO) somente por volta das 18h, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decidiu suspender a sessão após a leitura do parecer.
Caso a MP seja aprovada conforme o relatório proposto por Marcos Rogério, o texto ainda terá de ser novamente votado na Câmara, o que também aumenta a corrida contra o tempo dos parlamentares favoráveis à desestatização da Eletrobras.
Câmara aprova proposta que flexibiliza Lei de Improbidade e restringe possibilidades de punição a agentes públicos
Por um placar de 408 votos a favor e 67 contra a Câmara dos Deputados decidiu flexibilizar a Lei de Improbidade Administrativa. Com a justificativa de proteger bons gestores, a proposta restringe as possibilidades de punição a agentes públicos apenas a casos em que fica comprovada a intenção de cometer a ilegalidade.
Integrantes de órgãos de investigação apontam a medida como uma brecha para a impunidade. Os deputados precisam agora analisar emendas que podem alterar o texto final.
Ao abrir a votação, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez um longo discurso em defesa do projeto alegando, principalmente, que o texto reforça a segurança jurídica para prefeitos, governadores e demais gestores públicos.
Trabalhadores nascidos em dezembro podem sacar auxílio emergencial
A partir desta quinta-feira (17), os trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em dezembro podem sacar a segunda parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro estava previsto para ser depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 8 de julho.
Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário.
Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site.
Leilão de privatização da CEEE-T é adiado para 16 de julho
O leilão de privatização da CEEE-T, braço de transmissão de energia da estatal gaúcha, que em princípio estava marcado para o dia 29 de junho, foi postergado para o dia 16 de julho. Nessa data, às 11h, será feita a abertura das propostas econômicas pela companhia, na B3, em São Paulo. A alteração do cronograma foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul desta quarta-feira (16). Com a mudança, a entrega das propostas dos interessados acontecerá no dia 12 de julho.
De acordo com nota divulgada pelo governo do Estado, a prorrogação foi solicitada por interessados na companhia.
Aneel prorroga suspensão de corte de luz de famílias de baixa renda até setembro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu prorrogar a suspensão de cortes de energia elétrica para famílias de baixa renda por falta de pagamento. A medida, que valia até 30 de junho, fica vigente até 30 de setembro.
A medida continua valendo para os mesmos grupos de consumidores. Entre eles, cerca de 12 mil famílias cadastradas no Tarifa Social, os que dependem da energia para manter equipamentos essenciais à vida em funcionamento e os que não recebem a conta de luz em casa. Também abrange unidades de saúde e hospitais e regiões sem instituições financeiras abertas por conta de restrições de distanciamento social.
Juros sobem pela terceira vez e Selic chega a 4,25%
A taxa básica de juros (Selic) subiu 0,75 ponto percentual pela terceira vez consecutiva, passando de 3,5% para 4,25% ao ano. O anúncio ocorreu no início da noite desta quarta-feira após a conclusão da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). A Selic em 4,25% ao ano registra o maior patamar desde o início de fevereiro do ano passado, quando a taxa básica de juros era de 4,50% ao ano. A decisão de seguir o resultado das últimas reuniões e elevar a Selic é para não trazer muita preocupação para o mercado, sinalizando que o BC está preocupado com a inflação e que eventualmente pode subir ainda mais no futuro.