O problema do restabelecimento de energia é recorrente no Vale do Taquari, principalmente, após temporais. O assunto foi abordado durante entrevista com o gerente de Relacionamento da RGE, Fábio Calmo, na manhã desta quarta-feira, 16.
No temporal registrado há duas semanas, a concessionária teve 6.500 ocorrências para atendimento. A maioria deles na região do Vale. Calvo, em entrevista no programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, disse que 70% dos clientes foram atendidos em menos de 12 horas. Já 85% tiveram sua solicitação atendida em até 24 horas. “Nós temos nestes eventos complexidades que envolvem a lógica de atendimento. O cliente só vê a ponta da chave caída, mas existe toda uma estrutura antes disso”, pontua.
A queda da energia com frequência também é relacionada à proximidade de árvores com a rede. A concessionária dispõe de licença que permite a poda da árvore ao lado da rede. Somente no ano passado, foram percorridos 540 quilômetros para a poda de vegetação. “Mesmo esse trabalho sendo feito, as árvores vão seguir caindo. Não adianta ter rede robusta e poste de cimento se esses eventos seguirem caindo sobre a rede.”
Calvo relembra que 93 mil postes foram substituídos no último ano. As regiões de Lajeado, Estrela e Colinas tiveram investimentos, entre 2019 e o primeiro trimestre deste ano, de R$ 28 milhões.
Agora, a concessionária investe em religadores nas redes de energia. Ou seja, equipamentos que detectam quando o efeito no tempo é transitório e não desliga a rede, evitando o deslocamento da equipe.
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