EGR programa obras para retirar semáforos

ERS-130

EGR programa obras para retirar semáforos

Motoristas que trafegam pela 130 reclamam da lentidão nos horários de pico. O problema se deve ao semáforo nas proximidades do Posto do Arco. Construção de rótula fará com que fluxo doméstico seja desviado do tráfego da rodovia

EGR programa obras para retirar semáforos
Sinaleira será extinta nas proximidades do Posto do Arco, promete diretor técnico da EGR (Foto: Bianca Mallmann)
Lajeado

O caminhoneiro Geraldo Moreira da Silva, 45, tem a ERS-130 como uma via de uso frequente para o trabalho. Quando passa pelo semáforo localizado em frente ao Posto do Arco, as queixas dele e dos colegas são as mesmas: lentidão nos horários de pico e o perigo do cruzamento.

As sugestões de quem transita pelo local para solucionar o problema são várias. “Comentei antes com o frentista do posto que deveriam tirar a sinaleira, fechar os acessos laterais e permitir o retorno só no viaduto. Assim libera a pista central e o trânsito flui. É a sinaleira que faz a tranqueira”, comenta o motorista.

Esboço da rótula fará com que os motoristas não precisem mais cruzar as duas pistas (Foto: Reprodução)

A solução já está definida. Uma rótula para substituir a sinaleira começa a sair do papel a partir da próxima segunda-feira, 21. No primeiro momento, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) fará adequações nas laterais da pista, como o alargamento das vias. Já na segunda etapa, será construído um canteiro central onde hoje passa a via.

De acordo com o diretor técnico da EGR, Luís Fernando Pereira Vanacôr, a rótula será “cheia e alongada”, na qual todo o fluxo de veículos passará pelas laterais. Assim, o motorista que quer ir de um lado para o outro, precisa atravessar um sentido da via, e não mais os dois.

O coordenador do departamento de Trânsito de Lajeado, Vinícius Renner, reforça o benefício da melhor fluidez no trânsito em direção às outras cidades. Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul.

“A tendência é que haja uma diminuição do risco, porque os veículos terão somente uma via para fazer a ultrapassagem. Vai ajudar também quem atravessa a via para ir de um bairro a outro, seja de carro ou a pé”, observa Renner.

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