O Produtor Interno Bruto (PIB) gaúcho cresceu cinco pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. Havia uma expectativa para o crescimento, mas não sabia-se que ela seria tão significativa.
O consultor empresarial Fernando Röhsig destaca, em comentário semanal no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, que o agronegócio e a agricultura são fatores que contribuíram para o crescimento. A agricultura, que vincula os grãos, representa 7% no PIB brasileiro. Quando inclui-se o agronegócio, ou seja, os equipamentos e a indústria, chega-se aos 22%. “No Rio Grande do Sul esses números dobram. Aqui, o agronegócio gira entre 40 a 44%. No Vale do Taquari falamos de 82%.”
Em comparação com os dados do ano passado, quando o país viveu seca e enchente que resultaram em baixa produtividade, neste ano houve produtividade e preço. “Os produtores que perderam em 2020 agora estão conseguindo colher frutos bem melhores. A boa informação é que o PIB do segundo trimestre deve ser melhor que o primeiro.”
O Vale do Taquari também sente esses reflexos do crescimento do PIB. Conforme o comentarista, percebe-se bons resultados vindos das empresas e no comércio.
Ouça o comentário na íntegra