O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, permanecerá à frente da entidade no biênio 2021-2023, tendo como vice-presidente Charles Rossner, de Teutônia. Arenhart foi reeleito em assembleia virtual, realizada nesta quinta-feira, 10, à tarde, quando também ocorreu a leitura da ata de posse.
Arenhart, que já foi presidente da entidade nos últimos dois anos, agradeceu a confiança e convocou os municípios associados e empreendedores a acreditarem no Vale do Taquari como um produto turístico único. “Temos o exemplo recente do Cristo Protetor. O Cristo está em Encantado, mas ele é do Vale do Taquari. Precisamos trabalhar juntos”, destacou, lembrando que hoje a entidade tem 30 municípios associados. “Os municípios entenderam a importância do turismo, essa indústria limpa, e estão nos procurando para participar da entidade. Também nos chama a atenção, o crescimento das agências receptivas na nossa região, buscando trazer turistas para cá. Acho que temos ainda muito a crescer e convido todos a acreditarem no turismo, porque vale a pena”, observou.
Antes da eleição, foi feita a prestação de contas da entidade, referente ao exercício 2020. O presidente apresentou a receita obtida e as despesas do período. Também foram apresentadas as ações realizadas durante o ano de 2020. Entre elas, lives com gestores públicos e privados; campanhas de conscientização sobre os cuidados com o Coronavírus; mobilização para limitar o acesso desordenado de visitantes aos túneis e viadutos das ferrovias; o Trem do Vales, que recebeu cerca de 8 mil turistas; a Consulta Popular, que garantiu recursos para as agroindústrias, entre outros. “Tivemos um ano atípico e o turismo foi uma área bastante impactada. Mas nunca paramos, sempre buscamos promover alguma coisa. Chegamos a ter, por exemplo, lives com mais de 200 participantes e isso foi muito bacana”, ressaltou Arenhart.