A exposição por muitas horas às luzes de telas, como computadores, telefones e televisão, aumenta a incidência de miopia entre crianças e jovens. Durante a pandemia, as aulas remotas junto com as atividades de entretenimento frente aos dispositivos eletrônicos interferem nos diagnósticos e preocupam oftalmologistas.
O principal mecanismo que provoca a miopia é o alongamento do globo ocular durante a infância. Conforme a Sociedade de Oftalmologia do RS (Sorigs), uma das causas é o fato de raios luminosos sejam focalizados antes da retina, causando visão ruim em maiores distâncias.
A doença eleva o risco de perda visual por patologias associadas, como catarata, glaucoma, descolamento de retina e maculopatia miópica. “A principal característica da miopia é a visão embaçada. Ela impede de enxergar com clareza o que está longe. Pode também haver cansaço visual e dores de cabeça”, salienta a presidente Terla Castro.
De acordo com ela, o ideal são duas horas por dia em ambiente externo, com a luz natural. “Sabemos que é complicado na rotina diária das famílias”, frisa a médica.
Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) hoje 2,6 bilhões de pessoas são míopes no mundo. No Brasil, a miopia atinge 59 milhões de brasileiros o que corresponde a 28% da população. Mais de 50% dos pacientes diagnosticados com o problema e que precisam usar óculos não tem acesso à correção visual.
Campanha alerta para riscos
Sociedade de Oftalmologia do RS lança no dia 14 de junho a iniciativa 15 minutos off. Conforme Terla, a ideia é conscientizar a população sobre a miopia. “Estamos convocando os adolescentes para ficarem pelo menos 15 minutos desconectados a cada hora ou a cada 2 horas de telas. Nestes intervalos, é saudável para os olhos e pode prevenir o aparecimento e progressão da miopia.”
Estamos convocando os adolescentes para ficarem pelo menos 15 minutos desconectados a cada hora ou a cada
2 horas de telas.
A campanha prevê a divulgação de vídeos sobre a patologia ocular com especialistas e personalidades de diversos segmentos. O projeto também prevê atividades nas escolas do Estado, com o objetivo de orientar os jovens sobre o assunto criando uma conscientização e estimulando o debate em sala de aula.
A campanha tem como foco jovens de 10 a 18 anos, faixa etária na qual se percebe um maior avanço da miopia. O ponto alto do projeto será no dia 26 de junho, quando grandes nomes da área médica farão uma live explicando as consequências da miopa, métodos de prevenção e importância de alguns cuidados para prevenir a progressão.
A iniciativa tem o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul e da Secretaria Estadual da Educação.