Em Estrela, 90% dos estudantes retomaram para as aulas presenciais. Permaneceram em casa apenas aqueles que possuem algum problema de saúde e outros mudaram de residência. Uma equipe de profissionais da pasta iniciou busca para o retorno desses estudantes para sala de aula.
A secretária de Educação de Estrela, Elisângela Mendes, em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, destaca sobre os efeitos deixados pela pandemia nos estudantes. Tendo isso em vista, a Câmara de Vereadores a aprovou a contratação de assistente social e psicóloga para atuar na rede de apoio.
“Estamos observando na prática muitas lacunas de aprendizagem. Situações que levaremos algum tempo para reverter, situações que foram agravadas pela pandemia e queremos garantir a essas crianças o melhor atendimento”, pontua.
Elisângela explica que desde que os estudantes retornaram à sala de aula os laboratórios de aprendizagens são utilizados para auxiliar nas dificuldades apresentadas. Os profissionais que foram contratados farão o primeiro contato, triagem, diagnóstico de necessidades para então fazer o encaminhamento para a rede de atendimento.
Recentemente, a Secretaria de Educação firmou parceria com a Apae de Estrela para mais de 200 atendimentos mensais específicos para alunos da rede. “Queremos esse atendimento neuro específico para a educação.”