Os tradicionais tapetes com motivos religiosos não vão enfeitar as ruas durante as celebrações de Corpus Christi este ano. Mas, para simbolizar a fé dos católicos e marcar a data, comunidades arrecadam alimentos, agasalhos e cobertores para quem precisa.
Incentivado pelos bispos do estado, o Mutirão Pela Vida de quem tem Fome é uma das iniciativas adotadas pelas paróquias da região, para levar alimentos não perecíveis às casas de famílias carentes. A ação é também alusiva à Semana de Ativismo contra a Fome, entre 25 de maio e 3 de junho. Todas as igrejas católicas do Vale recebem as doações.
Corpus Christi sempre foi marcado pela solidariedade de voluntários pela região e, este ano, os tapetes produzidos por dezenas de mãos na madrugada do feriado, dão lugar à doações.
Em Lajeado, um tapete de cobertores foi criado por Márcia Haas Beuren e pelo marido na Igreja Santo Inácio de Loyola, por meio de doações da comunidade. Funcionária da paróquia há mais de 13 anos, ela sempre esteve envolvida com as celebrações de Corpus Christi e conta que este ano foi necessário encontrar uma nova alternativa.
Assim, além dos alimentos, arrecadações de cobertores também serão feitas durante as missas, e serão destinados para famílias carentes do município.
Outras cidades do Vale como Arroio do Meio, Encantado, Taquari e Estrela também recebem doações durante as celebrações de Corpus Christi, e o Memorial de Estrela apresenta na sala de projeções centenas de imagens da celebração de Corpus Christi no município ao longo dos anos.
ENTREVISTA | DOM ALOÍSIO DILLI, Bispo
“A fé e a solidariedade andam juntas e estão ligadas ao mesmo Senhor”
Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Alberto Dilli explica que Corpus Christi é a celebração da Eucaristia e, para este ano, sem os tradicionais tapetes pelas ruas das cidades, a data será marcada pela solidariedade.
O que é a celebração de Corpus Christi?
Corpus Christi é uma expressão latina que significa corpo de Cristo. Nesta celebração, a Igreja faz uma manifestação pública da fé na presença real e permanente de Cristo na Eucaristia. Isso significa fazer uma procissão levando o Santíssimo. Quando nós celebramos Corpus Christi, celebramos a Eucaristia. Nós comungamos a hóstia consagrada na missa e ela é levada também pelas ruas. Jesus está presente na Eucaristia e a procissão é a manifestação da nossa fé.
Qual é a simbologia dos tapetes?
Em tempos normais se faz pelas vias públicas, pelas Igrejas, os enfeites por onde Jesus vai passar. A simbologia é essa, de honra, louvor, gratidão àquele que vai passar pelo caminho enfeitado com figuras públicas. É uma passagem de gratidão.
Qual é a mensagem de Corpus Christi para este ano com o Mutirão pela Vida de quem tem Fome?
Podemos dizer que os tapetes mais lindos são aqueles que são formados por doações de pessoas para ajudar os mais necessitados. Nos últimos anos isso tem aparecido mais forte. Neste tempo de pandemia que percebemos tantas pessoas precisando de alimentos, agasalhos, não queremos só honrar Jesus na Eucaristia, mas honrar Jesus presente em nossos irmãos. Colocar alimentos à disposição das famílias, entregar roupas a quem precisa. Nós honramos Jesus Cristo na Eucaristia com cantos de louvor, com os bonitos tapetes, mas também honramos o mesmo Senhor presente nos nossos irmãos quando ajudamos o próximo. A fé e a solidariedade andam juntas e estão ligadas ao mesmo Senhor.
Programação no Vale do Taquari
Lajeado
• Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola – missa às 8h30 e às 15h.
• Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – missa às 9h.
• Paróquia São Cristóvão – missa às 8h30 e às 16h.
Estrela
• Igreja Matriz São Cristóvão, no bairro Boa União – missa às 9h
• Paróquia Santo Antônio de Estrela – procissão às comunidades às 14h e missa
às 19h
Taquari
• Igreja Matriz São José – missa às 9h.
Arroio do Meio
• Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – às 8h30 e 10h na matriz. Às 8h na Comunidade de São Caetano e às 9h30 em Forqueta.
Encantado
• Igreja São Pedro – na matriz, missa às 8h30. Na comunidade de São Carlos às 9h15 e na comunidade de Santo Agostinho às 10h.