Municípios aguardam sugestões da Amvat para definição de medidas restritivas

Covid-19

Municípios aguardam sugestões da Amvat para definição de medidas restritivas

Tendência é de que maioria das prefeituras acate as recomendações regionais, com a suspensão da prática dos esportes coletivos

Municípios aguardam sugestões da Amvat para definição de medidas restritivas
Copa Soges, em Estrela, está prevista para iniciar no fim de semana. Contudo, município pode suspender prática de esportes coletivos se acatar sugestões da Amvat / Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

O agravamento da pandemia no Vale do Taquari, materializado com o primeiro Aviso à região de Lajeado, dentro do Sistema 3A’s de monitoramento, deve resultar em medidas mais restritivas nos municípios nos próximos dias.

Ainda nesta quinta-feira, 3, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) publicará um modelo de decreto, com recomendações de restrições que podem ser adotadas pelos governos municipais. Entre as cidades mais populosas da região, algumas já contam com medidas rígidas. Outras aguardam as definições da entidade regional para publicar um novo decreto.

Em entrevista concedida à Rádio A Hora na manhã de hoje, o advogado e integrante do Comitê Técnico Regional, Juliano Heisler, antecipou que o modelo de decreto a ser divulgado sugere aos municípios que suspendam a prática de esportes coletivos, bem como as atividades não essenciais entre 23h e 5h do dia seguinte.

Confira o levantamento feito pela reportagem com as principais cidades:

ARROIO DO MEIO
Seguirá o que propõe a Amvat. O prefeito Danilo Bruxel informa que o governo aguarda a publicação das regras sugeridas pela associação para publicar um decreto municipal. Segundo ele, há um torneio de futebol sub-9 previsto para ocorrer no sábado, com equipes de outras cidades. Ele antecipa que os jogos não ocorrerão no município, já que a prática de esportes coletivos será proibida. “Já informamos a organização de que eles serão cancelados”, comenta.

ENCANTADO
O município conta com um decreto em vigor. O documento, assinado em 28 de maio, é válido até esta sexta-feira, 4, quando acontecerá uma reunião para avaliar a situação e definir novas regras. As atividades de esportes coletivos estão permitidas, sem abertura de copa e vestiário. A tendência, contudo, é pela ampliação das restrições.

ESTRELA
Assim como Arroio do Meio, Estrela tem programação esportiva marcada para o fim de semana, com a Copa Soges tendo início previsto para o sábado, 5, além de um passeio ciclístico beneficente no domingo, 6. O indicativo é que município aguarde a assembleia da Amvat na tarde desta sexta-feira, 4, para se posicionar diante das orientações sobre maiores restrições.

LAJEADO
Já adota medidas mais restritivas, que inclusive foram mantidas nessa semana, após renovação de decreto municipal. Segundo o prefeito Marcelo Caumo, as medidas sugeridas em âmbito regional se espelham nas propostas de Lajeado, como a suspensão das atividades esportivas e dos serviços não essenciais a partir das 23h. Não deve sair um novo decreto pelo menos até a próxima semana.

TAQUARI
Outro município que já mantém medidas mais rígidas, diante do avanço da covid-19. As atividades esportivas em campos de futebol e praças já estavam proibidas, à exceção de locais com responsáveis técnicos. Outros segmentos seguem as regras do Estado, com funcionamento até as 22h. “Depois das 22h a cidade está fechada”, afirmou o prefeito André Brito. Autoridades do município vão se reunir na tarde desta sexta-feira, 4, para definir se adotarão maiores restrições.

TEUTÔNIA
A assessoria de imprensa do município informa que todas as medidas recomendadas pelo Estado já são adotadas em Teutônia e que o governo municipal seguirá também as sugestões da Amvat. Ou seja, aguardará o decreto para definir suas medidas. Ainda, informa que será intensificada a divulgação das regras, bem como dos cuidados a serem tomados pela população.

Acompanhe
nossas
redes sociais