Lote com 356,5 mil doses de Astrazeneca chega ao RS nesta sexta

vacina contra covid

Lote com 356,5 mil doses de Astrazeneca chega ao RS nesta sexta

Imunizante que será utilizado para 1ª dose em trabalhadores da educação. Distribuição aos municípios será nesta sexta-feira

Lote com 356,5 mil doses de Astrazeneca chega ao RS nesta sexta
Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini
Vale do Taquari

Com atraso de 1h, o voo com o lote de 356,5 mil doses da vacina Astrazeneca chegou, por volta das 16h de ontem, no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A chegada do avião que transporta a remessa do imunizante contra a covid-19 estava prevista para 15h.

A remessa foi armazenada pela Vigilância Estadual e, na sexta-feira, 4, distribuída às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). A pasta confirmou que a vacina será utilizada para aplicação de primeiras doses em trabalhadores da área da educação.

Também serão destinadas doses para completar a vacinação dos trabalhadores portuários e pessoas com comorbidades, e para avançar na imunização dos deficientes permanentes. A decisão foi pactuada, na tarde dessa quarta-feira, 2, pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada por Estado e municípios.

Fiocruz inicia produção de insumo nacional

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) recebeu ontem, no Rio de Janeiro, um banco de células e outro de vírus para iniciar a produção do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da vacina contra a covid-19.

A fabricação do insumo tornará o país autossuficiente na produção da vacina Oxford/AstraZeneca na Fiocruz e substitui o IFA importado da China.

O diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, estima que a capacidade de produção de IFA na Fiocruz poderá permitir a fabricação de 15 milhões de doses por mês. O instituto vai iniciar a produção em grande escala antes da aprovação da Anvisa, para já ter um estoque de doses prontas quando a agência autorizar o uso.

Acompanhe
nossas
redes sociais