Doze vacinadoras aplicaram 280 vacinas contra a covid-19 nesta quinta-feira em Lajeado. As doses foram aplicadas entre às 8h e às 14h, em sistema drive-thru, no Parque do Imigrante.
Até às 9h, as filas foram maiores, mas a espera não durou muito tempo.
“Em poucos momentos teve fila um pouco mais longa. A maior parte do tempo as pessoas vinham e se vacinavam com cerca de 10 minutos de fila”, relata a enfermeira Virgínia Rodrigues.
Depois das 10h, a faixa etária foi reduzida para pessoas nascidas até 31/12/1963.
A imunização segue, nesta sexta-feira, 4, em dois pontos de vacinação.
Em drive-thru, no Parque do Imigrante, e para as demais pessoas do público-alvo no Auditório do Desenvolvimento Social, no Centro.
Quem pode se vacinar:
– Pessoas nascidas até 31/12/1963: apresentar documento de identidade.
– Pessoas com síndrome de Down com 18 anos ou mais
– BPCs (pessoas com doenças incapacitantes que estão cadastradas no sistema do Benefício de Prestação Continuada – BPC) com 18 anos ou mais: apresentar documento de identificação e comprovante de inscrição no sistema. Estas pessoas devem buscar se vacinar preferencialmente no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social (antiga Sthas).
– PCDs (Pessoas com Deficiência Permanente – PCD) com 18 anos ou mais: apresentar documento que comprove a deficiência, como laudo médico, cartões de gratuidade de transporte público, documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que comprove a especificidade. Em casos em que o indivíduo não possua um documento comprobatório, será aceita uma autodeclaração.
– Trabalhadores do transporte portuário (que atuam em portos) ou aéreo (que atuem em aeroportos, como pilotos ou aeromoças).
– Pessoas que tem que fazer a segunda dose da Oxford.