No dia de Corpus Christi, o pároco da Paróquia Santo Antônio de Estrela, Neimar Schuster, participou do programa Frente e Verso da Rádio A Hora 102.9, para falar sobre a simbologia da data e a mensagem da celebração diante da atual situação do mundo.
“Corpus Christi é a festa pública da Eucaristia, a presença viva de Cristo entre nós, não só na celebração, mas perenemente”, explica. Segundo ele, este é o único dia do ano em que a hóstia sai da igreja e vai às ruas em manifestação pública pelo Santíssimo.
Por esse motivo são confeccionados os tradicionais tapetes de Corpus Christi, como um caminho para Cristo passar. “É um momento de adoração, festa e respeito. Mesmo sem as grandes celebrações, vamos tentar manter esse significado, esse sentimento no dia de hoje”.
Este ano, os tapetes não foram feitos, mas as comunidades recebem doações de alimentos, agasalhos e cobertores. Segundo Schuster, a demanda de famílias que necessitam de alimentos é ainda maior.
Comentário do Papa
O pároco ainda falou sobre a falta dos encontros para celebrar a data e lembra que todo ano Estrela reunia 18 comunidades no dia de Corpus Christi. “Queremos despertar essa possibilidade de fazer o encontro verdadeiro. Agora, com a vacina, as pessoas estão com mais coragem. Seguindo os protocolos, é possível mobilizar os grupos e voltar com os encontros religiosos”, destaca.
Outro comentário feito por Schuster foi sobre a fala do Papa Francisco sobre os brasileiros em um vídeo que circula nas redes sociais. No vídeo, o padre João Paulo, de Campina Grande (PB) pediu uma oração aos brasileiros, e o Papa respondeu em forma de brincadeira, que os o povo não tem salvação.
“Olha o sorriso, ele diz que temos que despertar sorrisos, quebrar o gelo. Nós vivemos em um mundo de intolerância e temos o nosso maior líder religioso que faz piada. Não foi ofensivo. Choca porque a figura do Papa é quase um Deus na Terra, mas ele revela até um novo jeito de ser”.
Para finalizar a entrevista, o pároco ainda comentou sobre projetos de turismo religioso no Vale do Taquari, que também foi tema de pesquisa realizada por ele.
Confira a entrevista na íntegra: