O prédio onde funcionará o Centro Integrado de Comando e Controle Regional está pronto. Agora, forças de segurança do Vale trabalham para viabilizar a parte de tecnologia e compra de mobiliário. Previsão é que o projeto comece a operar até o mês de dezembro.
A estrutura possui três andares. No primeiro funcionará um estacionamento. O segundo pavimento será destinado à força tática e o terceiro andar é onde vai funcionar a sala de comando e controle do videomonitoramento e os atendimentos de emergência por telefone, pelo 190.
O espaço vai reunir equipes de diferentes órgãos de segurança, como da Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros, PRF e IGP. O Centro visa dar mais rapidez e qualidade ao atendimento de ocorrências.
“Esse é um projeto para que quando acontecer um evento como a explosão do caminhão na BR-386, possamos ter uma resposta mais efetiva”, diz o comandante do CRPO-VT, tenente coronel Douglas da Rosa Soares.
Mais de dois anos de atraso
No início de 2018, equipes de segurança do Vale do Taquari iniciaram o planejamento do Centro Integrado de Comando e Controle Regional. Na época, a previsão de início das operações no local era até o final do mesmo ano. Porém, as obras iniciaram somente em março de 2019, com o preparo do terreno.
Com o adiamento, a previsão de inauguração do espaço passou para o segundo semestre de 2020, o que não se confirmou. De acordo com o comandante do CRPO-VT, o principal motivo desse atraso é a questão financeira, já que o repasse de verba foi prejudicado com a pandemia. Além disso, há questões na parte técnica, de licenças e autorizações, que ficaram em segundo plano.
O Centro fica localizado nos fundos do terreno do 22º BPM da Brigada Militar, na Rua Júlio May, no Centro de Lajeado.