Com o objetivo de causar impacto visual e conscientizar a comunidade sobre o uso dos recursos hídricos, uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema) de Lajeado está nas ruas fazendo uma intervenção artística. A ação ambiental chamada “Rios urbanos, seguindo seus cursos invisíveis” integra uma das atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente, que iniciou na terça-feira, 1º, e segue até sábado, 5.
A intervenção artística estará visível em 11 ruas de três bairros diferentes. Os locais de pintura foram escolhidos para indicar os locais por onde passa o Arroio do Engenho e que estão cobertos porque o arroio está canalizado.
A bióloga da Sema e coordenadora do Jardim Botânico de Lajeado, Edith Ester Zago de Mello, explicou a escolha dos locais. ” A Sema já desenvolve um projeto de recuperação e acompanhamento da qualidade da água do Arroio do Engenho e por isso surgiu a ideia dessa ação, que visa mostrar para a comunidade que existem corpos hídricos que passam dentro da cidade. A pintura será feita onde os rios são canalizados porque muitas vezes a gente não enxerga, mas eles estão ali. Com isso vamos poder explicar o porquê é importante todos fazerem a sua parte para não poluir esses riachos.”
Todo o processo de pintura está sendo gravado, e o vídeo será transmitido no sábado, 5, para encerrar as programações da Semana do Meio Ambiente. Além dessa atividade, a comunidade pode acompanhar durante toda a semana os depoimentos de profissionais ambientais sobre assuntos relacionados à Restauração de Ecossistemas. Os vídeos estão disponíveis para visualização nas redes sociais da secretaria pelos endereços do Facebook e do Instagram @semalajeado.
O projeto “Plante essa Ideia” é mais uma das ações alusivas à Semana do Meio Ambiente. O objetivo do projeto é distribuir diversas espécies de árvores para a comunidade realizar o plantio nas calçadas e áreas verdes da cidade. Os interessados podem retirar as mudas no Horto Florestal, localizado no Jardim Botânico de Lajeado.
Além de receber as mudas, os participantes estão sendo convidados a registrar o momento do plantio, para que, posteriormente, seja confeccionado um livro digital com todas as árvores plantadas e os depoimentos dos munícipes que colaboraram para a ação. Confira o exemplar do ano passado aqui.
Veja os pontos que receberão a intervenção do Arroio do Engenho:
1) Bairro Olarias
- Rua Venâncio Aires
- Rua Cristiano Schneider
- Rua José Petry
- Rua Erny José Brinsmann
2) Bairro Americano
- Rua Saldanha Marinho
- Rua Carlos Gravina
3) Bairro São Cristóvão
- Av. Alberto Pasqualini
- Rua 11 de junho
- Rua Maurício Cardoso
- Rua Visconde de Tamandaré
- Rua Omar Moreira Líbio