Segundo maior campeão da Copa do Brasil, o Grêmio inicia nesta quarta-feira, 2, a sua caminhada rumo ao sexto título da competição. O primeiro desafio será na Arena, contra o Brasiliense, clube da Série D do Campeonato Brasileiro. O jogo válido pela partida de ida da terceira fase ocorre às 16h30min.
Na competição, o Tricolor de Porto Alegre só possui menos títulos do que o Cruzeiro, detentor de seis taças. O último triunfo ocorreu em 2016, quando venceu o Atlético-MG na final.
O retrospecto nas estreias também é positivo. Em 27 participações na Copa do Brasil, o Grêmio acumula 17 vitórias, seis empates e quatro derrotas. Um aproveitamento de 70,3% dos pontos disputados. A última derrota no primeiro jogo da competição ocorreu em 2014, contra o Santos.
Agora, o time encara o Brasiliense, equipe da Série D e que estreia na terceira fase por ser o atual campeão da Copa Verde.
Equipe repleta de desfalques
Depois de largar com derrota no Brasileirão com uma equipe cheia de desfalques, o Grêmio tem preocupações ainda maiores hoje. Ao todo são seis baixas por covid-19: Rafinha, Rodrigues, Pedro Lucas, Ferreira, Diego Souza e Luiz Fernando, além do técnico Tiago Nunes e do preparador de goleiros Mauri Lima.
Além disso, o clube perdeu o goleiro Brenno e o volante Matheus Henrique, que se apresentaram à Seleção Olímpica, e o meia Pinares, que está na Seleção do Chile. Para não ficar apenas nas baixas, o time titular deve ter a volta de Kannemann ao onze inicial.