Depois de mais de um ano sem aulas presenciais, a escola Érico Veríssimo, de Lajeado, inicia na próxima semana um retorno gradual. Mesmo sem a contratação de uma servente de limpeza que está em falta, a 3ª Coordenadoria Regional de Educação autorizou que o colégio voltasse a receber parte dos seus alunos de maneira presencial.
Para isso, o número de alunos e o horário das aulas serão reduzidos. Além disso, será organizado um revezamento semanal. A partir de segunda-feira, 07, voltam as turmas do 1º ano do ensino médio, nos turnos da manhã, tarde e noite. Na semana seguinte, estas turmas ficam em casa e quem pode ter aula de maneira presencial são os estudantes dos 2º e 3º anos.
Conforme a diretora Silvana Battisti, só poderão retornar presencialmente os alunos que apresentarem à escola o termo de responsabilidade assinado pelos pais. Até o momento, 229 dos 788 estudantes matriculados assinaram o documento. Número considerado baixo pela equipe diretiva da escola.
“Porém acreditamos que, no momento em que os alunos verem os colegas retornando, outros também vão se interessar e a procura pode ser maior”, diz Silvana.
Durante esta semana, equipes de funcionários da escola limpam e higienizam as salas de aula, além de fazerem a demarcação dos espaços de cada classe. Mesmo com o início do retorno, a escola aguarda a contratação de mais uma servidora na área da limpeza, para poder voltar com as aulas em sua totalidade, sem a necessidade de revezamento.
Outras sete escolas seguem sem confirmação de retorno
A falta de profissionais ainda impede o retorno às aulas presenciais de sete escolas estaduais na região. Conforme a responsável pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Cássia Benini, a contratação de prestadores de serviço para limpeza e preparo da merenda nas escolas do Vale depende do governo do Estado.
Conforme informações repassadas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a assinatura do contrato com as empresas está prevista para esta semana. De acordo com Cássia, a tendência é que toda a mão de obra esteja disponível às escolas do Vale do Taquari até o dia 14 de junho.