7 notícias: RS recebe mais 356,5 mil doses de AstraZeneca nesta quarta-feira

Destaques da manhã

7 notícias: RS recebe mais 356,5 mil doses de AstraZeneca nesta quarta-feira

Confira notícias que são destaque na manhã desta quarta-feira

7 notícias: RS recebe mais 356,5 mil doses de AstraZeneca nesta quarta-feira
Créditos: Divulgação
Estado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nesta terça-feira, que o Rio Grande do Sul recebe mais um lote de 356,5 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, nesta quarta-feira. De acordo com informações da pasta, a remessa enviada pelo Ministério da Saúde chega ao aeroporto de Porto Alegre às 15h.

No entanto, ainda não há confirmação a respeito de quando deve ser iniciada a distribuição das doses às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS).

A SES aguarda ainda a chegada de um novo lote de 38.610 doses da Pfizer, que vai completar essa remessa, anunciada pelo Ministério da Saúde.


Governo protocola na Assembleia projeto que amplia prazos de concursos estaduais

Antes da sessão plenária desta terça-feira (1º) na Assembleia Legislativa, o líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), e o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, protocolaram um projeto de lei do Executivo que amplia o prazo de validade dos concursos públicos do Estado durante o ano de 2020.

O texto do projeto prevê que todos os concursos públicos estaduais tenham o prazo suspenso a partir de 19 de março de 2020, data em que o Rio Grande do Sul declarou calamidade pública em razão da pandemia, até 31 de dezembro. A contagem voltaria a correr a partir de janeiro de 2021. Nomeações realizadas em 2020 não são afetadas com a aprovação.

A proposta tramitará em regime de urgência, o que indica que passará a trancar a pauta de votações em 30 dias, mas não deve encontrar resistência entre os deputados.


Produtores estimam queda na safra de erva-mate para 2021 no RS

A colheita da erva-mate começou no final de maio com expectativa de 280 mil toneladas para este ano no Rio Grande do Sul, uma queda de 5 a 10% a menos do que o resultado de 2020, quando foram colhidas aproximadamente 300 mil toneladas. O resultado, de acordo com o sindicato do setor, Sindimate, é consequência da estiagem no ano passado, e geada de 2019.

A cadeia produtiva da erva mate movimenta quase meio bilhão de reais no estado, de acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs) de 2019. Atualmente são cerca 250 indústrias que atuam com o beneficiamento de erva-mate e 14 mil produtores especializados.


Com recorde histórico, a colheita da soja está praticamente encerrada no Rio Grande do Sul

Dados da sucursal gaúcha da Emater apontam que a colheita da soja está praticamente finalizada no Rio Grande do Sul. Falta apenas uma pequena área em maturação, abrangendo 1% do total. A safra deve chegar a 20,2 milhões de toneladas em 6 milhões de hectares, um recorde histórico.

A soja está presente em 95.482 estabelecimentos de 424 dos 497 municípios gaúchos, de acordo com dados do IBGE. Devido à expansão na soja, a safra gaúcha de grãos de verão deve totalizar 24,6 milhões de toneladas no atual ciclo, o que representa uma alta de 59,2% frente à temporada anterior.


Bolsonaro sanciona projeto de lei que institui marco legal das startups

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei complementar que institui o Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador. O projeto estabelece um ambiente regulatório facilitado para que empresas inovadoras consigam desenvolver suas operações no Brasil. O texto da nova lei deve ser ainda publicado no Diário Oficial da União.

Em nota, a Secretaria Geral da Presidência da República diz que a lei “simplifica a criação de empresas inovadoras, estimula o investimento em inovação, fomenta a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação e facilita a contratação de soluções inovadoras pelo Estado”. Uma das novidades da lei é a criação do “ambiente regulatório experimental” (sandbox regulatório), que é um regime diferenciado onde a empresa por lançar novos produtos e serviços experimentais com menos burocracia e mais flexibilidade no seu modelo.


Congresso derruba veto de Bolsonaro a verba para garantir internet a alunos e professores

O Congresso derrubou, nesta terça-feira, o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei 3477/20, que prevê verbas para garantir acesso à internet para estudantes e professores da rede pública, em decorrência da Covid-19. Um valor de R$ 3,5 bilhões deve ser aportado pela União aos estados nessa iniciativa.

A proposta havia sido barrada pelo presidente sob argumento de que não trazia estimativa de impacto orçamentário e compensações com corte de despesas. O texto aponta como beneficiados os alunos pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e os matriculados em escolas de comunidades indígenas e quilombolas do país. Quanto aos professores, abrange os que dão aula em todas as etapas da educação básica.


Trabalhadores nascidos em março podem sacar auxílio emergencial

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em março podem sacar, a partir de hoje (2) a segunda parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro havia sido depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 19 de maio.

Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário.

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais