Subestação qualificará energia no interior

Certel Energia

Subestação qualificará energia no interior

Obra na Vila Storck, em Forquetinha, começa nesta terça-feira, 1º. Previsão é que a nova unidade da Certel seja finalizada até dezembro

Subestação qualificará energia no interior
A subestação será construída em uma área na Vila Storck, na rua Arnoldo Alfredo Scherer, em Forquetinha (Foto: Bianca Mallmann)
Vale do Taquari

Até o final do ano, uma nova subestação estará à disposição dos clientes e associados da Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia). Isso porque iniciam hoje as obras para a construção de uma subestação em Forquetinha.

Além de potencializar o fornecimento para os municípios interioranos, a melhoria possibilita a interligação de alimentadores em sistema de anéis. Ou seja, isto garante a transferência automática de energia para outra fonte caso alguma seja prejudicada.

“É uma obra significativa para a região. Além de garantir o fornecimento de energia elétrica, vai ser uma opção de sistema de abastecimento. Se houver problema na subestação de Lajeado, ou em Canudos do Vale, vamos ter a opção aqui de Forquetinha para atender. Além de visualizar a continuidade do crescimento na demanda de consumo, esta obra pensa na continuidade da garantia no atendimento cada vez melhor para o nosso associado e consumidor”, diz o presidente Erineo José Hennemann.

Além disso, o município de Forquetinha foi escolhido por uma questão estratégica e, principalmente, de localização. A área fica localizada no centro de carga da região do Vale. Com o projeto, a cooperativa visa atender a demanda gerada pelo crescimento das cidades.
“Não podemos permitir que nosso cliente chegue em casa, ligue uma chave e não tenha energia. Quando a pessoa for ligar algo na sua casa, temos que dar a garantia que a Certel vai atender suas demandas de acordo com as normas e da melhor maneira possível”, destaca Hennemann.

Evento de lançamento da obra

Na tarde de ontem, 31, uma cerimônia marcou o lançamento da obra. A cooperativa vai investir cerca de R$ 11,5 milhões na execução do projeto. O valor é financiado pelo Sicredi Integração RS/MG. No evento, estiveram presentes lideranças locais, políticos e empresas da região.

O prefeito de Forquetinha, Paulo Grunewald, demonstra apoio ao projeto e orgulho pelo município ter sido o escolhido para a construção da subestação.

“Nós ficamos muito felizes com esse investimento, que beneficia tantas empresas e famílias, que beneficia tantos municípios da nossa região. Obra essa que será feita no nosso município. Somos parceiros, juntos vamos viabilizar esse e muitos outros projetos”, diz Grunewald.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, destaca a importância do fornecimento de energia de qualidade para o desenvolvimento econômico dos municípios.

“Não tem como projetarmos a expansão de empresas, ou a atração de novos investimentos, sem a garantia energética. Parabéns à Certel pela visão de futuro. É mais um pilar sólido para continuarmos nessa trajetória de trazermos investimento, riqueza e, acima de tudo, qualidade de vida para a região”, diz Caumo.

O prefeito de Santa Clara do Sul, e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Paulo Kohlrausch, também salienta a relação estabelecida entre Certel e comunidade.

“Uma das bases do desenvolvimento do Vale é a energia. E nesse quesito estamos muito bem servidos. Esse espírito cooperativo faz com que clientes e associados sejam vistos como pessoas, e não como números. Isso faz toda a diferença. Essa visão de futuro, de antecipar as demandas que certamente surgirão, e a preocupação com o associado, demonstram algo que é fundamental”, destaca Kohlrausch.

Acompanhe
nossas
redes sociais