Resgate de áreas verdes pauta Semana do Meio Ambiente

Programação

Resgate de áreas verdes pauta Semana do Meio Ambiente

Entrega de mudas e educação ambiental são algumas ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, na região

Resgate de áreas verdes pauta Semana do Meio Ambiente
Na primeira edição do “Plante essa ideia”, foram 104 árvores em Lajeado (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

Preservar a natureza já não é mais suficiente quando se fala de conscientização ambiental, é preciso também restaurar os ecossistemas. Assunto abordado pela ONU a nível global, este é o tema central da Semana do Meio Ambiente em Lajeado, entre 1º e 5 de junho.

O plantio de árvores, recuperação de áreas degradadas e cidades mais verdes são algumas ações incentivadas pela Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Lajeado (Sema), além da criação de jardins urbanos, mudanças de rotina e recuperação dos rios e nascentes. Por isso, a partir desta terça-feira, técnicos ambientais e ambientalistas compartilham depoimentos sobre o tema em vídeos nas redes sociais da secretaria.

“Queremos mostrar que é possível realizar ações menores nos nossos bairros, nas ruas, ou em grandes áreas. É possível fazer isso em casa, entender como funciona o ecossistema e agir”, destaca a bióloga e coordenadora do Jardim Botânico de Lajeado, Edith Ester Zago de Mello.

Também em alusão à data, será retomado o projeto “Plante essa ideia”, com o objetivo de distribuir até duas mudas de espécies de árvores por pessoa, para serem plantadas em quintais e áreas verdes da cidade.

Com a ação, será realizada a 2° edição do livro digital de registros com fotos do plantio e depoimentos dos participantes. De forma gratuita, as mudas podem ser retiradas a partir desta terça-feira no Jardim Botânico de Lajeado, com documento de identificação e comprovante de residência.

Outro projeto de destaque este ano é a intervenção artística “Rios urbanos, seguindo seus cursos invisíveis”, como forma de conscientização sobre os recursos hídricos da cidade. “Vamos fazer pinturas nas ruas para marcar por onde passam os arroios, onde eles estão canalizados. No sábado, essa ação será apresentada à comunidade por meio de um vídeo, mas também é possível ver as artes na rua durante a semana”, explica Edith.

Consciência desde cedo

A Semana do Meio Ambiente também tem programação em Estrela, organizada pelo poder público. Entre os destaques no município está a trilha “Espécies Arbóreas – Conheça nossa Praça”, nesta terça-feira, a partir das 10h, na Praça Menna Barreto.

Na data, Agentes Mirins do programa Educação Ambiental da Sala Verde, alunos do Colégio Santo Antônio e da Emef José Bonifácio farão um reconhecimento do espaço e da vegetação da praça e, para marcar a data, plantar uma muda da árvore símbolo de Estrela, o Ipê Roxo.

Outra ação alusiva à Semana do Meio Ambiente é a Blitz Ecológica no Calçadão de Estrela, que ocorre na quarta-feira a partir das 9h. Durante a ação, ímãs de geladeira com as datas da Coletiva Seletiva do lixo no município e mudas de espécies nativas serão distribuídos à comunidade.

Para fechar a programação, no sábado, às 9h, o Bairro Imigrantes será palco do Mutirão contra a Dengue e Mutirão da Limpeza.

Acompanhe
nossas
redes sociais