É comemorado nesta terça-feira, 1º de junho, o Dia da Imprensa. O assunto foi tema do comentário da professora universitária e ex-delegada Elisabete Barreto Müller durante sua participação no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9.
Lembrada como um dos pilares da democracia, a proteção à imprensa está prevista no artigo 220 da Constituição Federal, portanto, segundo ela, há uma legislação maior que protege e determina como a área pode e deve agir. “O dever da imprensa é mostrar a verdade, sempre pautada pela ética profissional”, pontua.
Elisabete ainda destaca a importância de mais veículos de imprensa em uma mesma cidade, pois garante pluralidade. Ao falar da liberdade que a imprensa necessita, lembra sobre o período da ditadura militar, onde a imprensa foi amordaçada e também da Alemanha nazista, onde algumas pessoas não sabiam o que estava acontecendo porque os jornais não podiam publicar.
“A imprensa precisa levar informação ao povo, isso é essencial para sua democracia”, comenta. De acordo com ela, o setor também é bastante criticado. No entanto, as críticas precisam ser vistas de forma positiva pelo setor porque sempre existirão. “O que não pode é calar a imprensa.”
O comentário na íntegra pode ser ouvido abaixo