O Rio de Janeiro recebe entre os dias 4 e 13 de junho o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim. O Vale do Taquari estará representado na última modalidade pelo árbitro Marcos Minoru Otsuka.
As disputadas do Pan-Americano serão em dois finais de semana. Entre os dias 4 e 6 de junho ocorrem as disputas da ginástica artística, enquanto que as competições de ginástica rítmica e de trampolim ocorrem entre os dias 11 e 13. Os jogos serão no Rio de Janeiro e oferecem vagas olímpicas.
Para Minoru, é uma honra ser convocado pela Confederação Brasileira para arbitrar o Pan-Americano. “É uma competição de extrema importância para a modalidade, uma vez que faz mais de um ano que não temos nenhuma competição de ginástica no Brasil.”
O árbitro embarca para o Rio de Janeiro na próxima segunda-feira, 7. “Teremos de seguir muitos procedimentos e protocolos, uma vez que ficaremos em uma espécie de bolha para a competição, tudo para tornar o processo o mais seguro possível”, aponta.
Pan do Rio
O Pan-Americano de Ginástica será a última oportunidade para o Brasil obter mais vagas na Olimpíada de Tóquio. Atualmente, o país está garantido na ginástica artística com Flávia Saraiva na disputa feminina e a equipe masculina.
Inicialmente, o Pan seria realizado em Birmingham, nos Estados Unidos, mas a USA Gymnastics abriu mão do evento. Em setembro do ano passado, a CBG manifestou interesse de receber a competição caso os Estados Unidos desistissem. Em janeiro, o campeonato foi confirmado no Brasil.