A Federação Gaúcha de Futebol definiu em conselho técnico realizado na tarde de sexta-feira, 28, as datas e regulamento para a realização da Divisão de Acesso 2021. A competição terá início em 15 de agosto e manterá os grupos da temporada 2020.
A competição será disputada desde o início. Por conta das restrições impostas pela pandemia, a Divisão de Acesso foi interrompida na última temporada após a realização de três rodada. Os jogos disputados naquela edição não terão validação. Além, os clubes se comprometeram a participar com ou sem a presença de torcedor nos estádios.
O campeonato terá 16 clubes, divididos em duas chaves. O campeão e vice serão classificados para o Gauchão 2022. Por sua vez, os piores colocados de cada grupo serão rebaixados para a Segunda Divisão, o Gauchão Série B.
Lajeadense no Grupo B
Como foram mantidos os grupos da última temporada, o Lajeadense está no Grupo B, junto de Internacional de Santa Maria, São Gabriel, Guarani de Venâncio Aires, Guarany de Bagé, São Paulo, Bagé e Avenida.
Por conta da covid-19, a competição terá regras específicas. A testagem para covid, do tipo RT-PCR, será obrigatória para participação dos atletas. Além disso, cada delegação terá limite de 50 participantes, para evitar aglomerações.
O Lajeadense esteve representado no conselho técnico pelo seu presidente, Everton Giovanella. Para ele, as decisões não surpreenderam, uma vez que o regulamento seguiu praticamente o mesmo de 2020. “Não modificou nada da competição anterior, é o mesmo calendário inclusive.”