7 notícias: RS deve receber 2,6 milhões de vacinas contra a covid-19 em junho

Destaques da manhã

7 notícias: RS deve receber 2,6 milhões de vacinas contra a covid-19 em junho

Confira notícias que são destaque na manhã desta terça-feira

7 notícias: RS deve receber 2,6 milhões de vacinas contra a covid-19 em junho
(Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

Se os laboratórios cumprirem a promessa de entrega de doses para o Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul deve receber, em junho, 2,6 milhões de vacinas contra a covid-19 – a maior quantidade desde o início da campanha de imunização.

O cronograma mais recente do Ministério da Saúde prevê a distribuição de 43,8 milhões de doses aos Estados. O Rio Grande do Sul costuma receber cerca de 6% das doses repassadas pelo governo federal, o que resulta em uma estimativa de 2,6 milhões de doses para junho.

Para esta semana, o Estado aguarda 38.610 doses da Pfizer e 356.500 AstraZeneca/Fiocruz, ainda sem confirmação de data de entrega.


INSS volta a cobrar prova de vida; IPE mantém suspensão até dezembro

Após um ano e três meses suspensa, a exigência de prova de vida a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) volta a vigorar a partir desta terça-feira. O instituto divulgou no último dia de maio o calendário com as datas de acordo com o vencimento do ano passado. Em junho, segurados que tiveram vencimento em março e abril de 2020 devem comprovar que não morreram.

O bloqueio do benefício só ocorre depois desse prazo, caso o segurado não tenha realizado a comprovação, que deve ser feita anualmente.

No Rio Grande do Sul, a dispensa da prova de vida para aposentados, pensionistas e militares inativos vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social segue em vigor, até 31 de dezembro. Antes, a data limite era o fim de maio.


MEC marca Enem para 21 e 28 de novembro

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital.

Realizado anualmente, o Enem é o maior exame para ingresso no ensino superior do país, contando com milhões de inscrições em todo o território nacional. As notas do Enem podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Lira fala em reforma tributária “possível” para melhorar sistema

A reforma tributária não deve ser grande, mas vai melhorar o sistema de cobrança e de arrecadação de tributos no país, disse nesta segunda-feira o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Em debate promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ele voltou a defender o fatiamento da proposta em textos que começarão a ser discutidos pela Câmara ou pelo Senado, dependendo da matéria.

Na avaliação de Lira, o desmembramento da proposta de reforma tributária deve aumentar as chances de aprovação de algum trecho.

Lira também defendeu a aprovação da reforma administrativa, que teve a admissibilidade recentemente aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça.


Procuradoria-Geral da República pede ao Supremo abertura de inquérito contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles

A PGR (Procuradoria Geral da República) enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) um pedido de abertura de inquérito para investigar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A relatora do caso será a ministra Cármen Lúcia.

O pedido foi feito com base em notícia-crime apresentada contra o ministro pelo delegado Alexandre Saraiva, da Polícia Federal do Amazonas, por suspeita de que Salles teria tentado atrapalhar a investigação sobre a maior apreensão de madeira da história e defender o interesse de madeireiros ilegais.

No pedido, o Ministério Público informou que quer apurar se o ministro do Meio Ambiente cometeu crimes como: advocacia administrativa; obstar ou dificultar a fiscalização ambiental; impedir ou embaraçar a investigação de infração penal que envolva organização criminosa.


Estudo da Coronavac em Serrana (SP) mostra que pandemia pode ser controlada

O estudo feito com a vacina Coronavac na cidade de Serrana, no interior paulista, demonstrou que, com 75% da população vacinada, a pandemia do novo coronavírus pode ser controlada. O dado foi apresentado nesta segunda-feira (31) em entrevista coletiva no Instituto Butantan, um dos fabricantes da vacina.

O estudo, chamado de Projeto S, teve início no dia 17 de fevereiro. Serrana tem cerca de 45 mil habitantes, dos quais 38% são menores de 18 anos, que ainda não podem ser vacinados por falta de estudos clínicos para essa faixa etária.

Com o fim da vacinação em massa, a cidade viu reduzir em 95% o número de mortes por Covid-19. Já o número de casos sintomáticos da doença caiu 80%. A quantidade de hospitalizações teve uma queda de 86%.


Eduardo Leite assina projetos para fomentar a economia do Estado

O governador Eduardo Leite (PSDB) sancionou nesta segunda-feira (31) oito projetos de lei e um projeto de lei complementar que integram o pacote de estímulo à economia estadual.

Um dos projetos cria a Política Estadual de Estímulo à Produção e Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Etanol (Pró-Etanol/RS), com o objetivo fomentar a produção de etanol no Estado. Hoje, de acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, o Rio Grande do Sul produz menos de 1% do seu consumo de 1,5 bilhão de litros por ano de combustível, e 12 projetos de usinas aguardam para prosseguir a construção. O pacote ainda contempla projetos para a aquicultura; captação de recursos pelo BRDE; a Lei Gaúcha de Inovação; Pró-Cultura, Pró-Social e Pró-Esporte; Novo Fundopem e Reforma do Proedi.

Acompanhe
nossas
redes sociais