O dano nos filtros da estrutura de descarte de dejetos de uma empresa provoca situação de desequilíbrio ambiental em córrego do bairro Imigrante, em Lajeado. O ponto de maior impacto está na rua Maria Genoveva Auler, onde a corrente de água passa às margens da via e também por propriedades lindeiras.
A situação foi provocada pelo rompimento dos filtros de um local de despejo de rejeitos, por causa das chuvas da última sexta-feira, 29. O fato chamou a atenção dos moradores no sábado pela manhã. “No final de semana vieram me procurar porque não aguentavam mais o fedor e a sujeira que está descendo nesse córrego que passa na frente das casas. O pessoal não pode nem sentar no sol no final de semana por causa do grande odor”, conta Airton Vollmer, presidente da associação de moradores do bairro.
No entanto, não é algo inédito, de acordo com Vollmer. “Não é a primeira, nem a segunda vez. Em março já tivemos prejuízo com peixes mortos no córrego, além de prejuízos com patos que se contaminavam no córrego e iam de volta para o açude. Em anos anteriores ocorreu a mesma coisa”, relata.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) foi ao local ainda no sábado pela manhã para fazer registros e avaliar os danos causados. Em nota, a SEMA explicou que “em razão das fortes chuvas ocorreu o turbilhonamento de um antigo açude, acarretando o carreamento dos sólidos”.
Foi aberto expediente administrativo para apuração e a tomada das medidas devidas. “A empresa possui licença de operação, mas, independente do que ocorreu, terá que se adequar”, explica Cassiano Black, diretor da SEM.