Após visitar a Serra Gaúcha nesse fim de semana, o consultor empresarial Fernando Röhsig destacou, durante comentário no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, o quanto o Vale do Taquari precisa aproveitar a oportunidade imposta com o Cristo Protetor de Encantado e as obras de duplicação da BR-386 para investir em hospedagem.
Diferente de Gramado, o Vale não vive apenas do turismo e não sofreu como a serra nesse segmento. No entanto, o comentarista do quadro Entre Aspas ressalta que a internet oferece plataformas para famílias que possuem espaços livres para investir nesse segmento de hospedagem. Até porque, segundo ele, grandes hotéis devem demorar para se instalar na região.
No Vale, há apenas 2,5 mil leitos para hospedagem disponível. “O Cristo e a duplicação movimentam a cadeia e essa questão da estrada vai exigir que as pessoas passem a noite antes de subir a serra”, diz.
Na opinião do consultor empresarial, essa demanda pode ser suprida pelas propriedades particulares a partir de cadastro em plataformas como o Airbnb. “A oportunidade já existe. Se pensarmos que muitas famílias poderiam investir, não tanto como um hotel, mas em espaços dentro de suas propriedades já começaríamos a suprir essa demanda”, salienta.
Crescimento do PIB
Dados do Relatório Focus divulgados nesta segunda-feira apontam, pela sexta semana, um crescimento de 4% no PIB brasileiro e com previsões de mercado em 5%. “Isso significa que estaríamos recuperando em termos absolutos”, diz.
Já a inflação, conforme o relatório, está na casa dos 5,6% com um PIB em crescimento. Dados nacionais mostram um PIB acima de 5% e a inflação na casa dos 6%.
O comentário na íntegra pode ser ouvido abaixo: