O Campeonato Brasileiro da Série A inicia neste fim de semana. Pela primeira vez desde 2007, o Rio Grande do Sul terá três representantes, uma vez que o Juventude conquistou o acesso na temporada passada e somou-se à Grêmio e Internacional. Mais do que isso, o estado busca o primeiro título em vinte e cinco anos.
O último representante gaúcho que sagrou-se campeão foi o Grêmio, na temporada 1996. O título é um dos dois conquistados pelo Tricolor, junto de 1981. Já o Inter busca o tetracampeonato nacional para acabar com a seca que dura desde 1979.

Laércio trocou o Santos pela Chape (Foto: Divulgação)
Brasileirão como prioridade
Diferente das últimas temporadas, o Grêmio optou dar atenção total para o Campeonato Brasileiro. Depois de cinco temporadas, terá um técnico que não seja Renato Portaluppi na casamata. Campeão gaúcho e classificado às oitavas de final da Copa Sul-Americana, o time quer voltar a brilhar no cenário nacional.
Na primeira rodada, o Tricolor irá até Fortaleza, onde enfrenta o Ceará. Para o jogo, Tiago Nunes deve escalar a mesma base de time que comemorou o título sobre o Internacional na semana passada. A principal novidade pode ser a entrada de Kannemann, afastado de campo desde abril.
Atenções divididas com a Libertadores
Diferente do maior rival, o Internacional terá de dividir as suas atenções principalmente com a Copa Libertadores. Até por isso, é importante o time ter uma boa arrancada, uma vez que a competição Sul-Americana retorna apenas na metade do mês de julho.
Já contestado pela torcida, Miguel Ángel Ramírez terá de provar no certame nacional que é o técnico certo para conduzir o Internacional às glórias. Em 2021, o Colorado chega à marca de 42 anos sem vencer o Campeonato Brasileiro. Para a partida de estreia, contra o Sport, no Beira-Rio, o time deve ter a dupla Thiago Galhardo e Yuri Alberto no ataque.
A incógnita Juventude
Terceira força do estado no Brasileirão, o Juventude retorna ao primeiro nível do cenário nacional após 14 temporadas. Com pé no chão, o clube aposta na missão de permanecer na elite, mas sabendo que pode surpreender. Como trunfo, acredita na força do Estádio Alfredo Jaconi.
Filhos do Vale no Brasileirão
O campeonato de 2021 manterá a tradição com personagens do Vale do Taquari na disputa. São pelo menos três jogadores e um auxiliar técnico com forte ligação à nossa região. De passagem pelo Lajeadense, o goleiro Fernando Miguel trocou o Vasco pelo Atlético-GO e permanecerá na elite do futebol nacional.

Com passagem pelo Lajeadense, Fernando Miguel está no Atlético-GO (Foto: Divulgação)
De Santa Catarina vem duas figuras. O zagueiro Laércio, também revelado pelo Lajeadense, e que na temporada passada defendeu as cores do Santos, está de casa nova. Ele joga na Chapecoense, mesma equipe que Ronei Gebing, natural de Encantado.

Ruimar Kunzel é auxiliar técnico do time de transição do Grêmio (Foto: Divulgação)
No Grêmio, Ruimar Kunzel é auxiliar do time de transição, mas é figura cada vez mais frequente também na equipe principal. Natural de Marques de Souza, ele pode pintar na equipe de apoio que auxilia o técnico Tiago Nunes.