Dicas para manter a hidratação nos dias frios

Produzido por Estúdio A Hora

Dicas para manter a hidratação nos dias frios

Frio diminui a sede, mas não a necessidade de beber água

Apresentado por

Fundamental para o funcionamento correto do organismo, a hidratação pode ficar prejudicada no inverno, devido à tendência de diminuir o consumo de água no frio. Porém, mesmo que você sinta menos sede, as baixas temperaturas não significam menor necessidade de consumo de água.

Nutricionista da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Nádia Jacobsen afirma que, nos dias mais frios, o consumo de água é tão importante quanto no verão. Segundo ela, o ar seco e frio contribui para o ressecamento da pele e das mucosas podendo agravar quadros de alergia e doenças relacionadas ao sistema respiratório.

“Crianças e idosos são mais vulneráveis à desidratação, portanto devem receber atenção especial”, aponta. Nádia relata que os pacientes com boa ingesta hídrica apresentam melhor disposição, menos fadiga, diminuição de dores de cabeça, melhor funcionamento dos rins, pele mais bonita, diminuição de edemas e também melhor controle do apetite e da saciedade.

“A motivação para a hidratação está sempre presente nas atividades do Espaço Viver Bem da Unimed VTRP, nas ações de promoção e prevenção a saúde e nas campanhas do movimento ‘Mude 1 Hábito’”, destaca. Conforme a nutricionista, o corpo elimina naturalmente uma média de 2,6 litros de água por dia, quantidade que precisa ser reposta.

Quanto devo consumir?

Nádia afirma que cada pessoa deve consumir em média 35ml de água por quilo de peso corporal por dia. Segundo ela, sucos, chás, frutas naturais e outros alimentos também entram nessa contagem, mas é preciso dar preferência pela água sem a interferência de outros componentes.

“Se tomamos sucos, além do líquido, também estamos ingerindo calorias, açúcares, e dependendo das suas restrições de saúde, a substituição da água é contraindicada”, aponta. Para a especialista, boa parte das pessoas está ciente das recomendações sobre a hidratação, mas muitos acabam se descuidando, seja pela dificuldade de adquirir o hábito de beber água, ou pelas mudanças de temperatura.

A nutricionista recomenda manter uma garrafa de água sempre à mão, de forma a estimular a ingestão de pequenos goles durante todo o dia. “Não se deve esperar a sede chegar. Reabastecer o organismo de água com frequência melhora a qualidade de vida.”

Conforme Nádia, a água é fundamental para o funcionamento de todas as células do organismo. O elemento contribui para a regulação da temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e age no transporte e distribuição das vitaminas, minerais, glicose, oxigênio e outros nutrientes para as células.