A próxima semana será de novidades quando a operações no Porto de Estrela. Na segunda-feira, às 16h30min, o governo municipal agenda o ato de assinatura do contrato de operação dos silos e armazéns
O espaço hoje usado pela Cesa será repassado para uma empresa do segmento de nutrição animal. A escolha foi por meio de edital público para terceirização do serviço de logística e operação nos silos da companhia.
Conforme o gerente da unidade de Estrela, Ledo Daruy, a extinção da companhia foi aprovada pela assembleia legislativa faz dois anos. “A Cesa foi muito importante para o estado. Uma empresa pública criada na década de 50, quando não havia nada para armazenagem de grãos”, argumenta.
Para ele, hoje não se justifica mais o Estado se comprometer com serviços de armazenagem de insumos agrícolas. “As empresas, as cooperativas, agora têm a tecnologia para fazer isso. A companhia já cumpriu seu papel.”
Antes da decisão de encerramento da Cesa, o governo estadual fez um levantamento sobre a companhia. Ao todo são 22 unidades. Desse total, apenas quatro seguem em operação (Estrela, Camaquã, São Gabriel e Ibirubá).
Aluguel dos silos
O espaço onde hoje opera a Cesa faz parte do complexo portuário. Como a área foi repassada para o município, a estratégia do governo é não deixar o espaço abandonado em meio ao processo de saída da companhia. “Se deixar isso parado, vai se deteriorar”, reforça Ledo Daruy.
A partir dessa observação, o Executivo abriu a concorrência pública para aluguel do espaço. O nome da vencedora ainda não foi confirmado. Informações extraoficial dão conta de que há duas empresas na disputa. Uma de Lajeado e outra de Erechim.
“Pelo que nos informaram seria a Nutritec, que já tem uma área no município. Mas ainda há alguns trâmites legais em andamento e não sei quando tempo isso vai levar para assumir os silos da Cesa”, antecipa o gerente da unidade de Estrela, Ledo Daruy. A confirmação do nome da empresa responsável está prevista para o evento de segunda-feira. Pelo contrato, serão seis meses de operação, prorrogáveis por igual período.
Modais de transporte
A estratégia regional é dotar o porto de condições para ser um entreposto logístico da região. Em abril, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), garantiu investimento na dragagem no Rio Taquari. O serviço ocorre entre Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires, Taquari e General Câmara.
Com a dragagem, é possível reativar o canal de navegação para um calado de 2,5 metros, profundidade necessária para as embarcações. O longo período sem manutenção na hidrovia, associada às últimas enchentes, em especial a de junho de 2020, interferiram muito sobre o canal. As intervenções no rio têm potencial de agilizar a reestruturação do modal hidroviário.
Cesa de Estrela funciona desde 1978
- A companhia trabalha no beneficiamento de produtos como milho, trigo e arroz. O processo envolve limpeza, secagem, controle de insetos e armazenamento;
- A unidade tem capacidade para armazenar 38,5 mil toneladas de grãos;
- A média de ocupação dos silos entre 2011 a 2018 chegava a 60%;