Grande aposta do governo de Santa Clara do Sul, o programa “Educação Para Todos” foi lançado na noite desta sexta-feira, 28. A data escolhida para o lançamento é uma referência a batalha vencida por colonos santa-clarenses na Revolução Federalista, há 128 anos.
O projeto consiste na oferta de cursos de qualificação, baseado nos eixos da escolarização, educação profissional e educação comportamental.
O secretário Mauro Heinen apresentou o programa e mostrou como podem ser feitos os cadastros para o primeiro semestre de cursos. Ele destacou da parte, de 50% a 100%, pago pelo município para realização dos cursos. “Subsídio da prefeitura é um grande aporte que vai possibilitar as pessoas a fazerem o curso”, afirma.
O promotor Sérgio Diefenbach enalteceu o programa e destacou a educação comportamental. “Se nós não soubermos ler as nossas emoções, se não soubermos ler as emoções do outro, nós vamos entrar em conflito. E se entramos em conflito nós sofremos. E se sofremos, machucamos. E isso não é bom para ninguém”, disse Diefenbach.
A presidente da câmara, Helena Lúcia Hermann, agradeceu aos vereadores por aprovarem o projeto por unanimidade e salientou o potencial transformador dos cursos. “Somente a educação pode transformar as pessoas”, declarou.
Por vídeo, a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, abordou a contemporaneidade do projeto. “O mundo do século XXI é o mundo do conhecimento, da tecnologia, da inovação, das ações empreendedoras, das construções colaborativas. Só o estudo, só o conhecimento, só o acesso aos bens culturais nos permite tomar os caminhos adequados”.
Já a coordenadora regional de Educação, Cassia Benini, classificou o programa como inovador. “A proposta inovadora do programa Educação Para Todos vem ao encontro das expectativas e exigências do mercado de trabalho e das transformações tecnológicas que a sociedade vive diariamente”.
Por fim, o prefeito Paulo Kohlrausch disse que este é o melhor investimento de seu governo, uma vez que qualifica as pessoas. Ele defendeu a mudança dos paradigmas educacionais. “Esse desafio não é um desafio de um governo só, ou de uma cidade só, é um desafio coletivo. Preparar as pessoas para esse mundo que nós estamos vivendo porque o mundo para o qual nós fomos educados não existe mais. As coisas mudaram, nós fomos atropelados. O futuro já chegou, já faz algum tempo e nós estamos meio perdidos”, disse Kohlrausch.
O programa é uma parceira do governo de Santa Clara do Sul com Univates, La Salle,Senac,Sesi, Instituto Mix, Fênix Vestibualres e Sicredi.