O Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia beneficiado com a doação de 4.252 litros de leite angariados pela live solidária do grupo musical Amigos de Teutônia, realizada no dia 16. O repasse foi feito na quarta-feira, 26.
Ao todo, a ação arrecadou 1.954 litros de leite, entregues na casa de saúde, e recursos financeiros, via PIX ou depósito bancário, equivalente a mais 2.298 litros de leite, creditados junto ao Supermercado Languiru para serem retirados pelo HOB quando necessário, evitando estoque elevado e dificuldades em virtude da data de validade do produto. Considerando uma média de consumo mensal de 400 litros de leite, o total arrecadado corresponde a mais de dez meses de consumo na instituição.
Além da expectativa
César Ademir Klein, um dos integrantes do grupo, falou do sentimento em poder dar a sua contribuição ao hospital. “A expectativa era que fosse arrecadada uma tonelada de leite, mas graças ao trabalho conjunto, ultrapassamos em muito essa meta. Estamos muito felizes por isso, é algo gratificante”, disse durante a entrega dos donativos.
O pastor da Paróquia Teutônia Centro – Comunidades Betânia e Martin Luther, Márcio Frank, igualmente valorizou a mobilização de empresas, como Languiru, Lactalis e Valecross, além das famílias que doaram e os patrocinadores da live. “Foram muitas mãos, muitos corações que se sensibilizaram e doaram para uma causa nobre. Nesta semana de Pentecostes, poder anunciar algo tão bonito, não tem preço. Mais uma vez, muito obrigado a todos, o retorno foi muito positivo, é algo que não tem preço e vai fazer a diferença para o HOB”, frisou.
Gratidão
O presidente da mantenedora Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB), Marco Weber, valoriza todas as doações recebidas pelo HOB. “A pandemia reduziu significativamente a receita do hospital e aumentou a necessidade de investimentos, levando a custos assistenciais mais elevados e perda de rentabilidade. Diante disso, o apoio da comunidade passou a ser ainda mais relevante. A live solidária dos Amigos de Teutônia teve esse poder de sensibilização e contribui muito com a instituição com essa quantidade importante de doações de leite. Somos uma entidade comunitária, e a grande participação foi uma amostra da força e apoio que temos. Resumo esse gesto com o sentimento único de gratidão”, afirmou.
Amigos de Teutônia
O grupo Amigos de Teutônia surgiu no início de 2020, após os primeiros impactos da pandemia da Covid-19 e a impossibilidade de realização de cultos presenciais na igreja. Com as celebrações religiosas online, o quinteto foi convidado a participar com cânticos e músicas. Além de César e do pastor Márcio, integram o grupo Adelaide Wiebusch, Vivian Strate e Dalva Teresinha Sulzbach, todos oriundos de corais e apaixonados pela música.
A live solidária contou com músicas autorais, música alemã, gaúcha e hinos, num projeto executado por meio do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20, com o apoio da Fundação Marcopolo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.
“Vamos seguir trabalhando, gostamos do canto e com certeza vamos fazer mais ações, há muitas entidades que necessitam de auxílio e, com a nossa música, podemos sensibilizar as pessoas por doações”, concluiu César.