Casos de dengue no Vale aumentam 16% em uma semana

Aedes aegypti

Casos de dengue no Vale aumentam 16% em uma semana

Números compreendem as duas últimas atualizações da Secretaria Estadual da Saúde. Estrela e Lajeado puxam crescimento com alta de 50% nas ocorrências

Casos de dengue no Vale aumentam 16% em uma semana
Foto: Divulgação
Vale do Taquari

A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) divulgou mais um boletim epidemiológico referente aos casos de dengue no Vale do Taquari. Estrela e Lajeado tiveram novos aumentos consideráveis. Por outro lado, Bom Retiro do Sul, município que inspirava maiores cuidados até então, teve um aumento de pouco mais de 10% no número de casos.

A última atualização da 16ª CRS foi ainda na segunda-feira, 24, apresentando um salto de 536 para 624 casos, aumento de 16,4%. O percentual foi puxado pelo crescimento de confirmações da doença em Estrela e Lajeado, ambas com 50% de aumento.

O último boletim divulgado pela coordenadoria apontava Estrela com 86 casos confirmados, contra 57 da penúltima atualização. A administração municipal divulgou novos números nessa quinta-feira, 27, com 105 casos de dengue. A primeira confirmação no município ocorreu no dia 19 de abril.

A responsável pela Vigilância Ambiental e Epidemiológica de Estrela, Carmen Hentschke, destaca que o momento é de preocupação. “É importante a colaboração da população, tanto para ajudar a combater focos, como os pontos com água parada, quanto para proteção pessoal, também com a utilização de repelentes”, pontua.

Lajeado também registrou aumento de 50% no comparativo entre os boletins da CRS, saindo de 18 para 27 casos. Na atualização do município, são 29 confirmações da doença até a quinta-feira.

Conforme Juliana Demarchi, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, não há um monitoramento no sentido de apontar o número de curados. “Consideramos o ciclo entre cinco a dez dias, passando esse período, sem agravamento da doença, o paciente é considerado recuperado. Até agora não houve nenhuma necessidade de internação”, explica.

Na contramão do aumento registrado em Estrela e Lajeado, Bom Retiro do Sul teve um percentual de crescimento no número de casos abaixo da média. Na 19ª semana epidemiológica eram 453 casos no município, número que foi para 502 na 20ª atualização, aumento de 10,8%.

Acompanhe
nossas
redes sociais