Com o nome de “Nova Esperança”, o município de Vespasiano Corrêa inaugura hoje, 27, um banco de perucas. O espaço atenderá pacientes em tratamento de câncer da região e conta inicialmente com 50 perucas à disposição da comunidade. O projeto é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo e da pasta da Saúde, Meio Ambiente e Ação Social com a ONG Mãos que Curam e a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Bento Gonçalves.
A secretária municipal de Educação, Marina Brustolin, explica que a doação das perucas foi feita pela Aapecan. “Ficamos muito felizes com esta remessa, que poderá viabilizar o nosso Banco de Perucas. Agora, faremos uma parceria com as Ligas Femininas de Combate ao Câncer, para então viabilizar o empréstimo e as doações”, conta a secretária.
O Banco de Perucas funciona junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que fica ao lado do Posto de Saúde no Centro do município. A Secretária Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Ação Social, Ana Paula Gavineski, salienta que todas as ações de carinho ajudam os pacientes que enfrentam o câncer.
“Quando a pessoa recebe um diagnóstico a gente perde o chão e a tristeza é imensa. Conforme o tempo passa, cada palavra de apoio, cada incentivo e o cuidado da autoestima dão mais forças para encarar a doença”, avalia.
O atendimento no Banco de Perucas Nova Esperança inicia nesta quinta-feira, 27. Para provar as perucas, os pacientes devem agendar horários com a equipe do Cras ou da Secretaria da Educação. Interessados em fazer doações também podem contatar a administração municipal.
“É muito importante a gente trabalhar a autoestima das pessoas que estão doentes. Isso ajuda muito no tratamento e na melhora. Já que não podemos evitar a doença, vamos apresentar alternativas que possam alegrar a vida dos pacientes e que os façam se sentirem melhores”, reforça Marina.