O Campeonato Brasileiro inicia neste fim de semana com perspectivas parecidas para a Dupla Gre-Nal. Não vejo Inter e Grêmio brigando por mais do que a classificação à Copa Libertadores. Os dois times, inclusive, estão em patamares bem parecidos.
O que vimos até aqui na temporada é apenas um arremedo do que os dois podem entregar. O Grêmio foi eliminado na Copa Libertadores, mas soube se reerguer e tem campanha quase perfeita sob o comando de Tiago Nunes. Mais do que isso, ainda terá Douglas Costa. Provavelmente o melhor jogador em atividade no Brasil se conseguir se manter saudável.
O Inter hoje é um time pior do que o Grêmio. Mas há boa margem para melhora. Terá Taison e jogadores importantes que ainda buscam a sua consolidação na temporada.
Acredito que o grande favorito ao título ainda é o atual bicampeão Flamengo. No papel é o time a ser batido. Outros vem atrás, casos de Atlético-MG, Palmeiras e São Paulo. Depois vem a Dupla Gre-Nal.
São projeções, é claro, mas é o que o cenário atual indica. Se o torcedor pensa que Grêmio ou Inter entram como favoritos ao título, é melhor repensar a forma como vê seu time. Qualquer um dos dois sendo campeão será uma grata surpresa.
Projeções
Já é tradicional a brincadeira entre eu e o colega Ezequiel Neitzke quando se inicia uma temporada ou uma competição. Sendo assim, estas são as projeções para o Brasileirão.
Título: Flamengo
Libertadores: Atlético-MG, São Paulo, Palmeiras, Grêmio e Inter. Sul-Americana: Fluminense, Bragantino, Athletico, Bahia, Ceará e Fortaleza Rebaixamento: Sport, Atlético-GO, Juventude e Cuiabá